Logo
Jogos da Juventude

Medalhista olímpica do taekwondo, Natália Falavigna será uma das embaixadoras dos Jogos da Juventude

Atualmente gestora esportiva, ela estará na cidade de Ribeirão Preto para ser referência e se aproximar dos jovens atletas

Por Comitê Olímpico do Brasil

8 de ago, 2023 às 07:00 | 6 min de leitura

Compartilhe via:

De acordo com o dicionário Oxford, ídolo é uma “pessoa ou coisa intensamente admirada”. No caso do esporte, essa admiração é conquistada pelos resultados esportivos, mas também pelos valores que o atleta e o esporte representam. Pensando nisso, é que Natália Falavigna será, mais uma vez, embaixadora dos Jogos da Juventude. A medalhista olímpica e uma das maiores referência do taekwondo no Brasil estará em Ribeirão Preto interagindo com os jovens e participando de diversas atividades ao longo da competição.

“Os embaixadores são muito importantes principalmente para criar essa relação de proximidade dos jovens com os ídolos, para dar a possibilidade deles vislumbrarem se tornar referência também, para que possam ter alguém para olhar como um espelho. Os embaixadores têm esse papel de fomentar, de dar palavras de incentivo para esses atletas jovens que estão no começo da caminhada esportiva”, analisou Falavigna.

A medalhista de bronze em Pequim 2008 na categoria +67kg não teve a oportunidade de disputar a competição enquanto ainda era atleta porque o taekwondo não fazia parte do programa esportivo dos Jogos da Juventude. Contudo, sabe perfeitamente a importância da competição os jovens de até 17 anos.

“Muitas vezes, os Jogos da Juventude são a primeira competição multiesportiva que eles participam. É uma vivência do que seria o universo olímpico, uma porta de entrada para conviver com outros atletas, outras delegações, outras modalidades, entender quão grande é o ambiente em que eles estão inseridos e o que eles podem ter de benefícios e experiências por meio do esporte”, contou.

Natália Falavigna, que será uma das palestrantes da COB Expo, em setembro, e também é embaixadora "Acredite no Esporte" do Comitê Olímpico Internacional, foi campeã mundial júnior, em 2000, com a mesma idade dos atletas que estarão em Ribeirão Preto. Em Tóquio 2020, foi a chefe da equipe de taekwondo. Mesmo com tanta experiência dentro e fora das competições, ver o surgimento de novos nomes ainda mexe com atleta nascida em Maringá, no Paraná.

“Já fui embaixadora em algumas oportunidades e sempre me marca poder ver a pureza de um atleta que está começando, de ver um sonho se materializando, de ver como eles gostam de toda a atmosfera que envolve competição. O esporte pode proporcionar muitas coisas além da medalha, pode moldar esses jovens que continuarão ou não no esporte de alto rendimento, mas terão valores que eles vão levar pra vida toda”, completou.

Falavigna é o segundo nome a ser anunciada no programa de embaixadores dos Jogos da Juventude.
O primeiro foi o ginasta Chico Barretto, atleta olímpico e dono de quatro medalhas de ouro em Jogos Pan-americanos, que é natural de Ribeirão Preto.

Em breve, o COB apresentará novos nomes que atuarão como embaixadores, interagindo com os jovens atletas, permitindo a troca de experiências com seus ídolos. Eles também acompanham as competições, entregam medalhas e algumas participam da cerimônia de abertura, de bate-papos com os adolescentes e de ações educativas.

Os Jogos da Juventude serão realizados de 1º a 16 de setembro em Ribeirão Preto (SP) e contarão com mais de 4 mil atletas de 15 a 17 anos de todas as 27 Unidades Federativas do país em busca das medalhas nas 18 modalidades presentes no programa da competição. O evento multiesportivo realizado pelo COB contará ainda com cerca de 1.200 profissionais e voluntários diretamente envolvidos na organização do evento.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS