Ginastas brasileiras dedicam ouro a companheira contundida
Após a luxação no calcanhar de Sophia Cruz, Brasil foi campeão por equipes no feminino e no masculino no Panamá 2026

Juliana Ávila/COB
O Time do Brasil ocupou o topo do pódio tanto no feminino quanto no masculino na disputa por equipes da ginástica artística dos Jogos Sul-americanos da Juventude Panamá 2026. Nas disputas desta sexta-feira, 17, o time feminino foi acompanhado por Uruguai e Argentina com prata e bronze. Já o masculino teve a Argentina, prata, e o Equador, bronze ao seu lado no pódio.
Um dia que terminou bem para as meninas, ainda que o começo tenha sido um pouco triste. "Foi um pouco difícil, porque ontem aconteceu um acidente com a nossa companheira. Infelizmente ela não pode estar aqui hoje, mas a gente deu o nosso melhor pra poder contribuir com todas essas notas pra equipe", disse Sophia Carvalho, 14 anos.
Sua companheira de equipe, Sophia Cruz, havia se contundido no salto na véspera e luxou o calcanhar direito - o que a impediu de competir. "Eu fiquei bem mal. Ainda estou um pouco mal, porque eu queria estar competindo, queria ajudar mais a equipe. Mas eu desejei muita boa sorte para elas, muita força para seguirem a competição. E vi que elas conseguiram seguir muito bem, fizeram uma competição ótima e a gente conseguiu ganhar", comemorou Sophia Cruz, que subiu ao pódio de muletas. "Mas consegui a minha medalha!"
No masculino, Tiago Capella era um dos mais felizes com avitória. Veterano da equipe aos 17 anos, ele analisou o desempenho do time. "Tivemos alguns erros, podemos melhorar. Mas conseguimos o ouro por equipes e isso é muito bo. Temos que comemorar, sim. Fazer dancinha, brincar. Até para relaxar um pouco da tensão. Mas depois é voltar a se concentrar, porque temos mais um dia de disputa", disse Thiago, que ainda compete no individual do solo, salto e barras paralelas. "Depois de comemorar é foco total nisso", garantiu.












