COB realiza 1º Fórum da Mulher no Esporte nesta quinta-feira
Evento contará com presença de medalhistas olímpicas, vice-presidente do COI e personalidades femininas do esporte
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) realiza nesta quinta-feira,18, no Rio de Janeiro, o 1º Fórum da Mulher no Esporte. Com o objetivo de debater a equidade de gênero e a participação da mulher no ambiente esportivo, o evento terá a participação de nomes de peso, como Jaqueline Silva, campeã olímpica no vôlei de praia, e Natália Falavigna, medalhista olímpica no taekwondo, entre outras.
Nicole Hoevertsz, vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), também estará presente no encontro e ministrará uma palestra sobre as diretrizes e a visão da entidade sobre a equidade de gênero.
“O 1° Fórum Mulher no Esporte marca a importância de desenvolvermos políticas de equidade no esporte. A partir de programas formalizados visando o aumento da participação feminina nos vários âmbitos esportivos, poderemos chegar na igualdade de representatividade. Esse é um ciclo especial, e os Jogos Olímpicos Paris 2024 serão a primeira na história em que teremos o mesmo número de atletas homens e mulheres", pontua Isabel Swan, medalhista olímpica, coordenadora da área Mulher no Esporte do COB e responsável pela criação do fórum.
Natália Falavigna, que representou o Brasil em três Jogos Olímpicos no taekwondo e conquistou a medalha de bronze em Pequim 2008, hoje é gestora esportiva do COB e acredita que, além de debater os avanços da presença feminina no esporte, é preciso falar também das dificuldades.
"Acredito ser de extrema importância debater a relevância e os avanços realizados pelas mulheres dentro do esporte ao longo destes anos. Mas, acima de tudo, também levantar os desafios e barreiras que ainda se apresentam para as mulheres na realidade esportiva do nosso país. Propondo soluções e ações concretas para transpor estes obstáculos na busca da igualdade, oportunidades e espaço".
O evento contará com palestras de diversas personalidades femininas e com mesas de debate. Aída dos Santos, finalista olímpica nos Jogos Olímpicos Tóquio 1964, também será homenageada no Fórum.
A realização do encontro marca um ano da criação da área Mulher no Esporte no COB. Por meio dela, a entidade tem promovido ações de valorização e fortalecimento das mulheres, como a Comissão da Mulher no Esporte, o Canal tira-dúvidas de Saúde da Mulher, entre outras medidas, todas com o objetivo de ajudar no bem-estar e desenvolvimento de atletas e colaboradores.
1º Fórum Mulher no Esporte
Data: 18 de agosto
Local: Teatro XP Jóquei Clube Gávea
Horário: 14h às 19h
Confira a programação do evento:
14h - Credenciamento
14h30 - Abertura com Paulo Wanderley, presidente do COB
14h40 - Anastasia Divinskaya, representante da ONU Mulheres
14h50 - Introdução do tema Mulher no Esporte com Isabel Swan, coordenadora da área Mulher no Esporte do COB e medalhista olímpica
Palestra - Como chegamos até aqui?
15h - Bárbara Pires, Pós-Doutora em Gênero no Esporte
15h20 - Nicole Hoevertsz, vice-presidente do COI
Mesa 1 - A mulher atleta
16h - Mariana Mello, Gerente de Planejamento e Desempenho Esportivo do COB
16h20 - Natália Falavigna (medalhista de bronze em Pequim 2008), Daiane dos Santos (campeã mundial de ginástica artística), Danielle Zangrando (primeira judoca medalhista em Mundial) e Jaqueline Silva (medalhista de ouro em Atlanta 1996)
17h - Coffee break
Mesa 2 - O que pode ser feito: caminhos para a igualdade na prática
17h30 - Soraya Carvalho, atleta olímpica e Gerente do Instituto Olímpico Brasileiro
17h50 - Mariana Dantas, superintendente especial de esportes do Governo do Estado de Sergipe; Mariana Miné, CEO Confederação de Rugby; Adriana Behar, CEO Confederação Brasileira de Vôlei e medalhista olímpica
18h30 - Homenagem especial para Aída dos Santos
18h50 - Encerramento do evento - Atração musical: Nilze Carvalho.