Seguindo as diretrizes do COI para a valorização do esporte feminino, o Comitê Olímpico do Brasil criou, em 2021, a área Mulher no Esporte seguida da criação da Comissão Mulher no Esporte, em 2022.
O COB vislumbra potencializar os resultados femininos por meio de ações de equidade de gênero, que promovam a inclusão e o reconhecimento da mulher nos diferentes âmbitos do esporte. Tais ações são voltadas às atletas, treinadoras, gestoras e outras profissionais da área.


EQUIDADE DE GÊNERO
Promover ações de equidade de gênero é fundamental para a redução das desigualdades. Diferentes estratégias devem ser aplicadas para que haja maior inclusão e permanência de mulheres no esporte. Veja algumas ações de equidade de gênero lideradas pelo COB:
Programa de Desenvolvimento do Esporte Feminino
O Programa de Desenvolvimento do Esporte Feminino visa promover e incentivar ações em prol do desenvolvimento de atletas, treinadoras, gestoras e outras profissionais do esporte. Aberto à participação das Confederações responsáveis pela gestão das modalidades olímpicas, anualmente é feita a divulgação de edital detalhando o processo seletivo e as categorias para envio de projetos e programas. O PDEF suporta iniciativas pontuais para embasar a estruturação do planejamento voltado ao esporte feminino, além de contemplar programas consolidados com ações diversificadas.

Representatividade na mídia
A mídia esportiva é uma importante aliada na valorização da mulher no contexto do esporte, com impactos diretos na percepção da sociedade. O COB realizou a tradução para língua portuguesa das Diretrizes de Representatividade do Comitê Olímpico Internacional (COI) para promover representação igualitária, justa e inclusiva no esporte. Este material serve como orientação e incentivo para maiores reflexões sobre os conteúdos, as imagens, as palavras e as vozes que contam a história do esporte feminino no Brasil.

Equilibrando o Jogo: Igualdade de Gênero no Esporte
O curso tem como abordagem principal a conscientização da necessidade de aprofundar o debate sobre a igualdade de gênero no âmbito esportivo.
Cursos
Inspirado nas diretrizes e iniciativas para acelerar a igualdade de gênero no esporte, o COB disponibiliza de forma gratuita, cursos com o objetivo de promover a educação com o foco no desenvolvimento de mulheres no esporte.
Os cursos são o Equilibrando o Jogo - Igualdade de Gênero no Esporte e Ginecologia do Esporte.
Documentos
Cartilha de equidade
Diretrizes de representação do COI
Diretrizes de Representação do COI - Retrato igualitário, justo e inclusivo no esporte
Relatório ONU Mulheres - Igualdade e Inclusão da Mulher no Esporte: mapeamento das organizações esportivas nacionais e internacionais
Alteração na composição da Comissão Mulher no Esporte