SUSTENTABILIDADE
A sustentabilidade é um dos pilares das Agendas Olímpicas 2020 e 2020+5, que têm como objetivo geral salvaguardar os Valores Olímpicos e fortalecer o papel do esporte na sociedade.
O COB está comprometido em promover a conscientização e ação por meio de programas educacionais, campanhas de sensibilização, projetos de redução de impacto e de compensação de gases de efeito estufa.
COMPROMISSOS DO COB
Educar
Reduzir
Influenciar
Compensar
AONDE
QUEREMOS
CHEGAR?
VISÃO
Ser um modelo de referência e inspiração dentro da comunidade esportiva nacional e internacional.
ESFERAS DE
RESPONSABILIDADE COB
Rebeca Andrade
Rebeca Andrade é um dos maiores nomes do esporte olímpico do Brasil. Nascida em Guarulhos, São Paulo, começou na ginástica aos 4 anos e se acostumou a enfileirar conquistas. Em Tóquio 2020, se tornou a primeira mulher brasileira a ganhar duas medalhas em uma única edição dos Jogos - prata no individual geral e ouro no salto. Em 2021, sagrou-se a melhor do mundo no individual geral. No Mundial da Antuérpia, em 2023, levou cinco medalhas: um ouro (salto), três pratas (equipes, individual geral e solo) e um bronze (trave).
COMPROMISSOS
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) reconhece sua responsabilidade em promover a sustentabilidade em todas as suas operações e eventos.
Nossa missão é criar um impacto positivo não apenas no mundo do esporte, mas também no meio ambiente e na sociedade como um todo.
FLORESTA OLÍMPICA DO BRASIL
Projeto de restauração de cunho participativo
Floresta Nacional de Tefé
localizada na Amazônia
4,500
árvores de espécies nativas
6,3
hectares
4 mil toneladas
compensação de CO² na atmosfera
Muito mais do que um projeto de mitigação, a Floresta Olímpica do Brasil trará benesses socioeconômicas para as comunidades envolvidas - de ribeirinhos, quilombolas e indígenas - proporcionando a utilização do ambiente novamente sem degradá-lo, que se beneficiarão das atividades extrativistas e da comercialização da castanha e do açaí.