Comissão de Atletas

Em preparação para a Assembleia Geral, Comissão de Atletas realiza reunião na sede do COB

Encontro nesta segunda, 11/04, contou com abertura do presidente Paulo Wanderley e apresentação de Kenji Saito como novo diretor de Desenvolvimento

Por Comitê Olímpico do Brasil

11 de abr, 2022 às 15:19 | 6 min de leitura

A pandemia, enfim, vai dando uma trégua e permitindo novos encontros. A Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB) é uma prova disso. Nesta segunda-feira, 11/04, foi realizada apenas a segunda reunião presencial dos membros eleitos em novembro de 2020. Dos 25 integrantes, 18 estiveram na sede do COB para tratar de diversos temas. Entre eles, a apresentação do novo diretor de Desenvolvimento, Kenji Saito.

“O encontro com o Kenji, como ele não é um novato no COB, a maioria de nós já o conhecia, mas queríamos entender agora, na condição de diretor, o que ele tem de novidade, o que ele está pensando, planejando, sonhando para o desenvolvimento dos atletas e do esporte no Brasil. Foi uma conversa tranquila, trocamos ideias e, basicamente, colocamos para ele que nós, atletas, queremos contribuir, na medida do possível, para a transformação de vida de tantos e tantos jovens através do esporte”, disse a presidente da CACOB, Yane Marques.

A abertura da reunião foi feita pelo presidente Paulo Wanderley Teixeira e também contou com a presença de outros diretores da entidade. Além de Yane, também estiveram presentes Fabiano Peçanha (atletismo), vice-presidente; Adriana Aparecida da Silva (atletismo); Ana Sátila (canoagem); Bárbara Seixas (vôlei); Beatriz Futuro (rugby); Clodoaldo Lopes do Carmo (atletismo); Diogo Silva (taekwondo); Edson Bindilatti (desportos no gelo); Fernanda Ferreira (remo); Hortência Marcari (basquete); Iziane Marques (basquete); Jaqueline Mourão (desportos na neve/ciclismo); Jefferson Sabino (atletismo); Joana Cortez (tênis); Juan Nogueira (boxe); Lucas Duque (rugby); e Rodrigo Santana (vôlei).

“Temos a Assembleia amanhã onde os atletas tem 1/3 dos votos. Então, somos 19 atletas com direito a voto e mais alguns que não podem votar, mas podem participar da reunião. Por isso, estamos todos aqui nesse encontro presencial, o maior desde a formação desse grupo. Esse período de pandemia está passando e estamos tendo a oportunidade de se encontrar”, contou a medalhista de bronze no pentatlo em Londres 2012.

“Também falamos sobre o Fórum das Comissões de Atletas e tivemos a oportunidade de conversar com o novo diretor de Desenvolvimento, o Kenji. Toda oportunidade que estamos tendo de nos encontrar presencialmente, estamos aproveitando ao máximo”, completou Yane, citando o III Fórum das Comissões de Atletas do Movimento Olímpico, que será realizado nos dias 12 e 13 de maio, em São Paulo.

A CACOB - Composta por grandes nomes do esporte nacional, a Comissão de Atletas do COB foi criada em 2009, seguindo o modelo da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional (COI). Seu principal objetivo é atuar como um canal de comunicação entre os atletas e a entidade, oferecendo sugestões e recomendações sobre quaisquer assuntos relacionados ao Movimento Olímpico.

A atual CACOB, com mandado até 2024, tem 13 homens e 12 mulheres. Existiu um recorte para garantir a equidade de gênero entre os eleitos, já que foram escolhidos os 10 homens e 10 mulheres mais votados, além do campeão de votos (Diogo Silva), entre os atletas que participaram das últimas edições de Jogos, e os dois homens e duas mulheres mais votadas entre os esportistas que participaram de Jogos anteriores a 2012. Houve também um limite máximo de dois atletas por Confederação entre os atletas que tenham participado de Londres 2012, Sochi 2014, Rio 2016 e/ou PyeongChang 2018 e também de dois atletas por Confederação entre os quatro que tenham participado exclusivamente de Jogos anteriores a Londres 2012. Assim, 16 das 35 Confederações Olímpicas estão representadas na CACOB.

A primeira reunião foi realizada de maneira virtual, por conta da pandemia de Covid-19, no dia 12 de janeiro de 2021. Na ocasião, Yane Marques, bronze em Londres 2012 no pentatlo moderno, foi eleita como presidente e Fabiano Peçanha, semifinalista nos 800m em Pequim 2008 e Londres 2012, como vice.