COB publica cartilha com orientações de conduta para o período de eleições municipais
Diretrizes são voltadas aos integrantes do Movimento Olímpico nacional
Com o objetivo de orientar a todos os integrantes do Movimento Olímpico nacional sobre a conduta durante o período do defeso eleitoral, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) lançou nesta quinta, 26, a Cartilha de Diretrizes de Condutas para as Eleições Municipais 2024 (clique aqui).
O defeso eleitoral acontece a partir dos três primeiros meses que antecedem as eleições, até a data de seu término.
As orientações contidas no documento são direcionadas a colaboradores, conselheiros e diretores do COB, atletas, treinadores e demais pessoas físicas e jurídicas que se relacionam direta ou indiretamente com a instituição, bem como suas entidades filiadas, vinculadas e reconhecidas.
O COB reforça na cartilha o seu compromisso com a liberdade de expressão, mas ressalva que manifestações políticas devem ser feitas fora do ambiente da entidade, sejam eles físicos ou virtuais.
Elaborado pela área de Compliance da entidade, o documento tem como norteadores o Código de Conduta Ética do COB, a Política Anticorrupção do COB, a Constituição Federal, a Lei Eleitoral, além de orientações da Advocacia Geral da União e do Tribunal Superior Eleitoral.