COB realiza I Encontro Virtual de Chefes de Equipe para os Jogos Pan-americanos Júnior Assunção 2025
Detalhes técnicos da operação foram repassados aos chefes de equipe da primeira missão do ciclo Los Angeles 2028
![](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fadmin.cob.org.br%2Fuploads%2FCaptura_de_Tela_2025_02_11_as_12_37_03_36ecbb041f.png&w=1920&q=75)
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) realizou o I Encontro Virtual de Chefes de Equipe para os Jogos Pan-americanos Júnior Assunção 2025. Nesta terça-feira (11), de forma online, o COB reuniu as lideranças do Time Brasil na competição multiesportiva continental, que tem a previsão de reunir cerca de 380 jovens atletas brasileiros com idade entre 12 e 23 anos.
A ação teve o objetivo de mostrar os detalhes técnicos da organização e de toda a operação do COB, que envolverá cerca de 570 pessoas (atletas, treinadores e oficiais), para o Pan Júnior na capital paraguaia. A abertura do encontro foi feita pelo presidente do COB, Marco La Porta, que destacou a importância da primeira missão do Time Brasil do ciclo Los Angeles 2028.
“Será o nosso primeiro evento deste ciclo e esperamos que seja muito vitorioso. Um evento jovem, que utilizamos como forma de ingresso dos atletas novos nesse universo do COB que chamamos de Missões. Nossa intenção é nos mantermos no topo deste Pan Júnior, competição de extrema importância, ainda mais por envolver vagas diretas ao Pan adulto de Lima, em 2027. O trabalho dos chefes de equipe em dar suporte aos atletas junto ao COB, nesse sentido, é fundamental”, afirmou La Porta.
Dentre os detalhes repassados nesse primeiro encontro os principais foram relacionados ao cronograma das obrigações e responsabilidades que os chefes de equipe precisam desenvolver até a chegada do embarque para o Pan. A competição será realizada de 9 a 23 de agosto, mas bem antes dessa data a equipe COB já montará a estrutura do Time Brasil em Assunção.
Anunciado como chefe de missão do Time Brasil nos Jogos Pan-americanos Júnior Assunção 2025, o medalhista olímpico Leandro Guilheiro participou do encontro e falou pela primeira vez aos chefes de equipe e oficiais COB envolvidos no evento. Ele espera contribuir com a sua experiência de gestão e atleta no desenvolvimento do sucesso dessa missão.
“Para mim é um prazer enorme estar nessa posição, fiquei muito lisonjeado pelo convite. A importância desses Jogos é enorme não só pela iniciação do alto rendimento. Muitos desses atletas vão ter a primeira experiência com Jogos e, ao mesmo tempo, teremos o peso da classificação para o Pan adulto. A responsabilidade é grande e vamos juntos trabalhar e nos capacitar para fazer o melhor”, concluiu Guilheiro.