COB recebe dossiê de postulação da candidatura Rio-Niterói aos Jogos Pan-americanos de 2031
Prefeitos das duas cidades, Eduardo Paes e Rodrigo Neves, entregaram documento ao presidente do COB Marco La Porta e à vice Yane Marques em cerimônia no Rio de janeiro
Foto: Rafael Bello/COB
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) recebeu o dossiê da postulação de candidatura das cidades do Rio de Janeiro e Niterói para os Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos de 2031. Nesta quinta-feira (16), em cerimônia no Centro de Treinamento do Time Brasil, os prefeitos do Rio e de Niterói, Eduardo Paes e Rodrigo Neves, respectivamente, entregaram o documento nas mãos do presidente do COB, Marco La Porta, e da vice, Yane Marques.
O dossiê contém as bases para a candidatura conjunta das cidades, postulantes a representarem o Brasil no processo de escolha da sede dos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos de 2031. Rio-Niterói já havia entregado ao COB a carta de postulação à candidatura em dezembro de 2024 e, agora, as cidades se preparam para a etapa de defesa da candidatura no próximo dia 29 de janeiro, data que marca a Assembleia Geral do Comitê para a escolha da candidatura brasileira ao Pan.
“O COB é de todos os brasileiros, a casa do esporte brasileiro, e está sempre de portas abertas. Recebemos o dossiê da candidatura Rio-Niterói e temos até o final do dia para receber a de São Paulo, para que seja decidido tecnicamente pela Assembleia a cidade brasileira que irá pleitear a realização do Pan de 2031”, comentou o presidente do COB, Marco La Porta.
“Sabemos que realizar os Jogos Pan-americanos ou Jogos Olímpicos é uma tarefa árdua e uma responsabilidade enorme. Mas temos esse projeto conjunto Rio-Niterói muito bem integrado e é muito simbólico que as duas cidades estejam unidas nessa empreitada. Esses grandes eventos são oportunidades de transformação da vida das cidades porque acabam atraindo mudanças demandadas por essas cidades. Queremos continuar com os acertos que tivemos anteriormente, corrigir os erros e estamos confiantes em realizar os Jogos Pan-americanos nas nossas cidades”, enfatizou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
“Trabalhamos muito para entregar esse documento, muito bem detalhado com a nossa proposta de candidatura das nossas cidades para o Pan. Temos uma geração nova que não viveu aquele Pan de 2007 e que pode viver o de 2031. Nossas cidades têm estrutura para receber grandes eventos internacionais. Essa ideia de fazer o Pan Rio-Niterói está linkada com a de fazer candidaturas sustentáveis, de compartilhar custos, e é uma inovação na proposta do Brasil em candidaturas, caso o COB a acolha”, endossou Rodrigo Neves, prefeito de Niterói.
Lembrando que São Paulo também é uma postulante a ser a representante brasileira na escolha da cidade-sede. Para isso, a cidade tem até a meia-noite desta quinta (16) para entregar o seu dossiê de candidatura ao Comitê Olímpico do Brasil.
No dia 31 de janeiro, o COB enviará uma carta à PanAm Sports, entidade máxima do esporte panamericano, informando a escolha do representante brasileiro candidato à sede dos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos de 2031.