Em casa, boxe brasileiro chega confiante para a World Boxing Cup, que começa nesta segunda, 31, em Foz do Iguaçu
Competição reunirá mais de 140 atletas de 19 países e marcará a abertura da temporada 2025 do boxe olímpico mundial

Boxe brasileiro vai em busca das primeiras medalhas no circuito mundial da World Boxing. Foto:Wander Roberto/COB
A elite do boxe olímpico brasileiro e mundial estará em ação na World Boxing Cup Brasil, que acontece em Foz do Iguaçu (PR), a partir desta segunda-feira, 31. Nos próximos seis dias mais de 140 atletas de 19 países lutarão pelo título da primeira etapa do circuito mundial de boxe, evento que ganhou ainda mais relevância com a confirmação da modalidade no programa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
“É a primeira World Boxing Cup que estamos organizando no Brasil e estamos muito orgulhosos. Nós queremos entregar uma experiência muito boa para todos que estão neste evento. Nós teremos atletas de alto nível aqui, equipes do Brasil, Uzbequistão, Cazaquistão, Estados Unidos, Itália, França, enfim, apenas os melhores”, destacou Marcos Brito, presidente da Confederação Brasileira de Boxe.
+Chaves, resultados e ordem de lutas aqui.
Anfitrião do evento, o Brasil chegará com uma equipe remodelada, mesclando experiência e juventude em busca das primeiras medalhas no ciclo para Los Angeles 2028.
No feminino, a CBBoxe convocou Radija Gama (48kg), Caroline Almeida (51kg), Tatiana Chagas (54kg), Jucielen Romeu (57kg), Rebeca Santos (60kg), Beatriz Soares (65kg), Queila Américo (70kg) e Viviane Pereira (75kg).
Já o time masculino contará com Michael Douglas Trindade (55kg), Luiz Gabriel Oliveira (60kg), Yuri Falcão (65kg), Cristiano Pereira (70kg), Kauê Belini (75kg), Wanderley Pereira (80kg), Isaias Filho (90kg) e Abner Teixeira (+90kg).
“A equipe olímpica do Brasil de 2025 está formada por um grupo com experiência e juntando alguns atletas novos que estão iniciando o ciclo. Então, por exemplo, no masculino, nós temos atletas já renomados como Abner Teixeira, Wanderley Pereira, atletas já mais veteranos, não de idade, mas veteranos de equipe, como Luiz Gabriel. Temos jovens talentos, como Yuri Falcão, que é sobrinho do Esquiva e do Yamaguchi, o Michael Douglas, que foi aos Jogos de Paris. Temos Isaías, que está retornando à equipe olímpica, um atleta também jovem. O Cristiano Pereira, que é o irmão do Wanderley, e que venceu a seletiva interna”, detalhou o coordenador técnico da CBBoxe, Matheus Alves.
Entre as novidades no time feminino estão o retorno de Queila Américo, assim com as chegadas de Rebeca Santos, que foi reserva da medalhista olímpica Beatriz Ferreira nos dois ciclos passados, e de Viviane Pereira, que não conseguiu a vaga para Paris, mas vai em busca do sonho olímpico em LA.
A comissão técnica da equipe permanente de boxe do Brasil também foi reestruturada para o novo ciclo, com Matheus Alves assumindo a coordenação técnica depois de 15 anos como head Coach da seleção. Para o seu lugar no corner, a CBBoxe trouxe o cubano Juan Francisco Paco Garcia, que foi o treinador da seleção brasileira em Atlanta 1996 e Atenas 2004.
O planejamento para 2025 é que a equipe chegue forte ao Campeonato Mundial, que será em Liverpool, de 04 a 16 de setembro. A World Boxing Cup Brasil é a primeira de três etapas que distribuirão pontos no ranking mundial.
“A gente espera estar aí na parte de cima da tabela, entre os quatro primeiros colocados no quadro geral. É o primeiro teste do ano e vai ter algumas potências, como o Uzbequistão, Cazaquistão, Grã-Bretanha, Estados Unidos, então é um evento de nível muito bom”, projetou Matheus. “A Copa do Mundo está dividida esse ano em três etapas: Brasil, Cazaquistão e Índia. Ainda temos uma World Challenger, que é um outro tipo de evento da World Boxing, com a pontuação ao ranking um pouco menor. E o nosso grande objetivo do ano é o Campeonato Mundial, que é em Liverpool, em setembro”, concluiu.
TIME BRASIL TRANSMITE AO VIVO, NO YOUTUBE
A World Boxing Cup terá transmissão ao vivo pelo Youtube do Time Brasil durante todos os dias de disputa. Confira a programação completa:
Segunda-feira, 31
18h - Preliminares
Terça-feira, 01
14h - Preliminares
18h - Preliminares
Quarta-feira, 02
14h - Preliminares
18h - Preliminares
Quinta-feira, 03
14h - Quartas-de-final
18h - Quartas-de-final
Sexta-feira, 04
18h - Finais
Sábado, 05
14h - Finais
19h - Finais