II Fórum Mulher no Esporte do COB divulga programação completa
Evento será realizado daqui a uma semana, dia 15 de abril, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro

A uma semana da realização do II Fórum Mulher no Esporte, o Comitê Olímpico do Brasil divulgou a programação oficial do evento. No próximo dia 15 de abril a Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, vai receber atletas olímpicas, treinadoras, gestoras, jornalistas e especialistas para debater os avanços e desafios da participação feminina no esporte. O evento promete reunir grandes nomes, como a bicampeã olímpica Fabi Alvim, a medalhista olímpica e vice-presidente do COB Yane Marques, e a atleta olímpica e secretária nacional de excelência esportiva Iziane Marques.
A programação do II Fórum Mulher no Esporte envolve palestras e debates durante um dia inteiro e as mesas redondas se iniciam a partir das 9h da manhã. Bicampeã olímpica do vôlei feminino e comentarista esportiva, Fabi Alvim será mestre de cerimônia do Fórum e vai abrir os trabalhos com uma palestra sobre a sua trajetória esportiva. Na sequência, debates sobre equidade de gênero, liderança feminina no esporte, treinadoras de alto rendimento, performance da mulher atleta e preparação olímpica entrarão em cena com as especialistas convidadas.
“É importante provocarmos a discussão sobre o papel da mulher no esporte em todos os âmbitos, desde o alto rendimento à gestão. Estamos cada vez mais quebrando barreiras, mostrando a necessidade da equidade de gênero, e esses assuntos devem ser naturais à sociedade. O Fórum da Mulher no Esporte vem justamente para jogar luz a esse movimento e promover o debate de temas atuais com diversas áreas envolvidas”, analisou a vice-presidente do COB Yane Marques, participante de mesa redonda desta edição.
Entre as outras convidadas do evento estão Ágatha Rippel, medalhista olímpica no vôlei de praia, Jade Barbosa, medalhista olímpica na ginástica artística, Rosângela Santos, medalhista olímpica do atletismo, Isabel Swan, medalhista olímpica da vela, além das treinadoras olímpicas Martha Rocha, da vela, Gianetti Bonfim, da marcha atlética, e Camila Ferezin, atleta e treinadora olímpica da ginástica rítmica. O Fórum deste ano contará com a participação de cerca de 300 pessoas e, além das mesas redondas e palestras, trará uma premiação especial para mulheres que fazem a diferença no meio esportivo. A ideia é que, assim como o primeiro, o II Fórum Mulher no Esporte traga impacto e proposições à sociedade esportiva.
“Ter um evento como o Fórum Mulher no Esporte é fundamental para ampliar vozes femininas que historicamente foram silenciadas ou sub-representadas no esporte. Participar desse movimento é uma oportunidade poderosa de reafirmar o protagonismo feminino em todas as esferas do esporte. Falar sobre liderança feminina é falar sobre transformação, representatividade e futuro — e eventos como esse, promovidos pelo COB, são essenciais para consolidar esse caminho e garantir que as próximas gerações encontrem um ambiente esportivo mais justo, inclusivo e potente”, pontuou a secretária nacional de excelência esportiva Iziane Marques, que também tem presença confirmada no Fórum.
Abaixo, a programação completa do II Fórum Mulher no Esporte:
9h – Abertuta – Palestra “Além do que sê” – Fabi Alvim, bicampeã olímpica de vôlei
10h – Mulheres no Esporte após os “Jogos da Equidade” – Como dar continuidade à promoção da equidade de gênero no Movimento Olímpico?
11h15 – Liderança Feminina – O esporte feito por mulheres e para mulheres
14h – Treinadoras em Alto Rendimento – Mulheres em jogo, mulheres nos Jogos
15h20 – Performance da mulher atleta – treinar mulheres como mulheres
16h50 – Preparação Olímpica – Case da preparação da Ginástica Artística Feminina para a campanha histórica nos Jogos de Paris
17h40 – Premiação especial
18h – Encerramento