Logo
COB

Nota de pesar - Maguila

Maguila foi um dos grandes nomes do boxe brasileiro na história

Por Comitê Olímpico do Brasil

24 de out, 2024 às 17:45 | 2 minutos de leitura

Compartilhe via:

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Nota de pesar - Maguila

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) lamenta o falecimento do ex-atleta de boxe José Adilson Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Maguila, aos 66 anos, nesta quinta-feira, dia 24, em São Paulo.

Maguila foi um dos grandes nomes do boxe brasileiro na história. Ainda como amador, foi medalha de prata nos Jogos Cruz del Sur, em Rosário, Argentina, em 1982, competição multiesportiva que deu origem aos Jogos Sul-americanos. Fez carreira no boxe profissional, alcançando 77 vitórias (61 por nocaute), sete derrotas e um empate técnico. 

Maguila foi o primeiro brasileiro campeão mundial dos pesos-pesados, em 1995, ao conquistar o título da Federação Mundial de Boxe (WBF). Também conquistou o cinturão das Américas pelo Conselho Mundial de Boxe (WBC), em 1986, e da América Latina pela Associação Mundial de Boxe (WBA) e pela Federação Internacional de Boxe (IBF), ambos em 1996. O peso-pesado enfrentou grandes lendas do esporte como Evander Holyfield e George Foreman e ajudou a popularizar a nobre arte no Brasil. Encerrou a carreira nos ringues em 1990, mas ficou pra sempre marcado pelas glórias e pelo carisma.

Neste momento de dor, o COB se solidariza e envia condolências à família e aos amigos de Maguila, assim como a toda a comunidade do boxe brasileiro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS