Primeiro dia da COB Expo destaca história de vida de Raquel Kochhann, do rugby, porta-bandeira do Brasil nos Jogos Olímpicos Paris 2024
Atleta contou sua trajetória de superação de dois cânceres para persistir no sonho olímpico
Raquel Kochhann palestra na COB Expo. Foto: Leo Barrilari/COB
O primeiro dia da COB Expo, a maior feira de todos os esportes do Brasil, reuniu a imprensa e as primeiras ativações das confederações e marcas evolvidas no meio esportivo. E o maior destaque desta quarta-feira (25) foi a palestra da porta-bandeira do Time Brasil na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Paris 2024, a atleta da seleção brasileira de rugby Raquel Kochhann, que emocionou os presentes com a sua história de luta e superação de dois cânceres para seguir no sonho olímpico.
Raquel subiu ao palco Tom Brasil, no meio da COB Expo, no Pró Magno Centro de Eventos, em São Paulo, para contar a sua trajetória esportiva. Ela, que é uma das líderes da seleção brasileira de rugby sevens, passou por uma recuperação intensa nos últimos dois anos, quando teve um câncer de mama e outro no osso esterno, além de ter passado por uma cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho. Com muita resiliência e força de vontade, ela superou as adversidades de saúde, voltou à seleção e chegou a Paris 2024, quando foi coroada para ser porta-bandeira do Brasil, junto a Isaquias Queiroz, na Cerimônia de Abertura.
“Foi uma grande honra que tive e um momento de muita emoção ser porta-bandeira. Passei pelo obstáculo do câncer e eu venho falando para as mulheres que existe vida após o diagnóstico. A vida pode ser, inclusive, muito melhor e podemos chegar a lugares ainda mais altos, exemplo do meu caso ao ser porta-bandeira”, afirmou, comentando sobre o momento de poder dividir sua história na COB Expo.
“Estar na COB Expo é uma ótima oportunidade de mostrar o rugby para mais brasileiros. A feira é um momento importante para mostrarmos que os esportes não são feitos a cada quatro anos, eles são vivenciados todos os dias e merecem atenção. Para mim é uma grande honra ser uma vitrine, a cara do rugby, para que as pessoas se inspirem e queiram conhecer mais a modalidade. Mesmo que elas não se tornem atletas, mas ao conhecerem o esporte se tornem melhores pessoas para a sociedade”, endossou.
TOUR DA IMPRENSA E OUTRAS ATIVAÇÕES
Além do painel com a Raquel Kochann, o primeiro dia da COB Expo trouxe ativações esportivas e outros paineis, como o da secretária nacional de excelência esportiva, Iziane Marques, que palestrou sobre políticas públicas para o esporte de alto rendimento. Toda a movimentação foi acompanhada por mais de 100 jornalistas credenciados, que estiveram presentes e realizaram um tour pelo espaço na abertura da feira.
Lembrando que a COB Expo reunirá mais de 200 palestrantes, 100 expositores e 60 cursos, além de inúmeras experiências para o público, como a exploração de 22 espaços esportivos, cada uma oferecendo uma variedade de atividades. No total, serão mais de 1000 horas de ativações disponíveis para os presentes.
A COB Expo terá campeonatos, jogos educativos e diversas clínicas especializadas, proporcionando uma imersão completa das 42 modalidades esportivas, incluindo tanto as modalidades olímpicas tradicionais quanto as novas e em ascensão.