Representantes do COB realizam visita técnica ao Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem
Campeão olímpico Diretor-Geral do comitê, Emanuel Rego fala sobre importância do trabalho realizado pela ABCD

Representates do COB realizam visita técnica ao Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem
A uma semana do Play True Day 2025, que será celebrado no próximo dia 11 de abril, representantes do Comitê Olímpico do Brasil realizaram nesta quinta-feira, 3, uma importante visita técnica ao Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD). Emanuel Rego, Diretor-Geral do COB e campeão olímpico no vôlei de praia, e Sebastian Pereira, Gerente Executivo de Educação, Fomento e Infraestrutura, estiveram no espaço localizado no Polo de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O encontro teve como objetivo alinhar ações entre o LBCD, o COB e a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) para fortalecer a promoção do esporte seguro e do jogo limpo, reforçando a confiança dos atletas no sistema de proteção contra a dopagem. Participaram da reunião o Prof. Henrique Marcelo Gualberto Pereira, coordenador do LBCD, a Prof. Mônica Costa Padilha, também do LBCD, Anthony Moreira, coordenador geral de operações da ABCD.
Após uma visita detalhada às instalações, os representantes discutiram a situação atual do laboratório e as parcerias estratégicas entre a ABCD e o COB.
"O LBCD é de suma importância para o controle da dopagem no Brasil. Hoje o laboratório faz análise das amostras coletadas em competição ou fora delas, seguindo o plano de controle de dopagem liderado pela ABCD. Nosso dever como Comitê Olímpico do Brasil é propagar o jogo limpo e proteger nossos atletas olímpicos, bem como estar junto com as confederações na luta contra dopagem", destacou Emanuel Rego.
O LBCD, único laboratório da América do Sul credenciado pela Agência Mundial Antidopagem (WADA), possui capacidade para realizar mais de 11 mil testes de dopagem, sendo referência continental na luta pelo esporte limpo. Responsável pelo controle de dopagem dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Jogos Pan-Americanos 2007 e de outros eventos, é o único laboratório no Brasil acreditado pela Agência Mundial Antidopagem (WADA-AMA).
A visita acontece a uma semana do Play True Day 2025, data mundial dedicada à conscientização sobre a importância do esporte limpo. O COB reforça seu compromisso com os valores olímpicos e a integridade nas competições, trabalhando em conjunto com as autoridades antidopagem nacionais e internacionais para garantir um ambiente esportivo justo e saudável para todos os atletas brasileiros.