Resultados Time Brasil: Italo Ferreira e João Fonseca brilham em fim de semana de conquistas
País também subiu ao pódio no futebol, judô, hipismo e badminton

Italo Ferreira é campeão em Abu Dhabi. Foto: Manel Geada/World Surf League via Getty Images
A torcida brasileira teve muitos motivos para comemorar no último fim de semana. Os grandes destaques foram o surfista Italo Ferreira e o tenista João Fonseca, que conquistaram títulos importantes e emocionantes. O Time Brasil ainda subiu ao pódio em outras diversas modalidades.
Confira os principais destaques do Time Brasil no final de semana:
TÊNIS
João Fonseca conquistou no domingo seu primeiro título de um torneio da elite do tênis mundial. O brasileiro foi campeão do ATP 250 de Buenos Aires ao vencer o argentino Francisco Cerundolo, número 28 do ranking, por 2 a 0, com parciais de 6/4 e 7/5. Com o resultado, João Fonseca subiu 31 posições e agora ocupa a 68ª posição do ranking mundial, tornando-se o número 1 do Brasil na lista. Aos 18 anos, carioca torna-se o brasileiro mais jovem a conquistar título de um torneio da ATP.
Nas duplas, Marcelo Melo e Rafael Matos ficaram com o vice-campeonato em Buenos Aires ao serem derrotados pelo argentino Guido Andreozzi e o francês Theo Arribage por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 4/6 e 10/7.

SURFE
O campeão olímpico e mundial Italo Ferreira conquistou mais um grande título em sua carreira. No domingo, o surfista foi campeão da etapa do Circuito Mundial disputada na piscina de ondas de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Foi a primeira vez que um campeonato da elite do surfe foi disputado no Oriente Médio. Na final, o brasileiro derrotou Rio Waida, da Indonésia, com um somatório de 17.27 pontos contra 14.50 do adversário. Entre os brasileiros, Miguel Pupo e Yago Dora chegaram nas quartas de final.

JUDÔ
O judô brasileiro subiu ao pódio duas vezes neste domingo, no último dia de disputas do Grand Slam de Baku. O peso médio (90kg) Marcelo Fronckowiak e o peso meio-pesado (100kg) Leonardo Gonçalves chegaram às finais de suas respectivas categorias e terminaram a competição com a medalha de prata. Marcelo foi superado pelo japonês Sanshiro Murao, e Léo pelo também japonês Dota Arai.

ATLETISMO
O medalhista olímpico Caio Bonfim iniciou bem a temporada 2025 ao ficar em terceiro lugar no Campeonato Japonês de Marcha Atlética, neste domingo, na cidade de Kobe. Caio cruzou em terceiro lugar nos 20 km com a marca de 1h17min37s, melhorando o seu próprio recorde brasileiro. A prova de Kobe foi muito competitiva, com recorde mundial do japonês Toshikazu Yamanishi (1h16min10s). O segundo colocado foi Satoshi Maruo (1h17min24s). A competição teve a participação de 83 atletas japoneses e 6 estrangeiros.
FUTEBOL
A Seleção Brasileira masculina Sub-20 de futebol conquistou o título do Sul-Americano da categoria na noite deste domingo (16), em Caracas, após derrotar o Chile por 3 a 0 e ver a Argentina ser superada pelo Paraguai por 3 a 2. Foi a 13ª vez que o Brasil ganhou a competição.

BADMINTON
O badminton do Brasil ficou em terceiro lugar da Copa Pan-Americana por Equipes de 2025, em Aguascalientes, no México, a seleção brasileira derrotou a Guatemala, por 3 a 0, e conquistou a medalha de bronze. Os pontos do selecionado verde-amarelo foram anotados na dupla mista, no individual entre os homens e no simples feminino.

HIPISMO
Em Hong Kong, Yuri Mansur ficou na quarta colocação no Grand Prix CSI5* em Hong Kong. Neste domingo (16), o cavaleiro brasileiro montou em QH Alfons Santo Antonio para disputar o último e principal prêmio do evento. Na prova a 1.60 m, a dupla repetiu o desempenho do dia anterior e fechou em 4º lugar.

ESQUI ALPINO
Lucas Pinheiro Braathen superou, no domingo, a própria marca e com a 13ª colocação na prova de slalom estabeleceu um novo recorde para desempenho de um brasileiro no Mundial de Esqui Alpino, na Áustria. Na última sexta-feira, 14, ele havia sido o 14º na prova de slalom gigante. O recorde segue sendo de Isabel Clark, 12ª no snowboard cross, no Mundial de 2001. Entre os homens, Lucas é quem detêm os melhores desempenhos.
