Retrospectiva 2025: Área de Cultura e Valores olímpicos celebra iniciativas voltadas para Educação e Memória Olímpica
O ano foi marcado por novas doações para o acervo histórico e o retorno da Academia Olímpica Brasileira

Novos projetos da área de Cultura e Valores Olímpicos do COB foram lançados e outros se consolidaram em 2025. O Programa Transforma atuou em conjunto com dez parceiros e alcançou milhares de jovens. Entre os destaques estão as iniciativas voltadas aos estudantes do Ensino Médio, como o Esporte Cria, que teve sua quarta edição apresentando oportunidades profissionais no meio esportivo, e o Aulão Transforma, que levou conteúdo da temática olímpica ao processo de preparação para o Enem.
“Fortalecer a cultura e os valores olímpicos é investir diretamente no futuro do esporte brasileiro. Levar a filosofia do esporte para estudantes desde os primeiros anos da educação é uma parte essencial do nosso trabalho, porque é desde cedo que queremos ensinar por meio dos valores olímpicos. Ver iniciativas como o Transforma ganhando cada vez mais alcance no país reforça que estamos no caminho certo e é motivo de grande celebração para nós", disse Manoela Penna, Diretora de Comunicação, Marketing e Valores Olímpicos do COB.
Para os educadores de todas as áreas, foram realizadas 13 sessões de formação sobre o uso da temática olímpica como recurso pedagógico em sala de aula. Dentre as novidades, o programa aterrissou no Recife, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Ainda através do Programa Transforma, foram disponibilizados dois e-books: o “Valores Olímpicos na Escola (VOE)” e o "Movimento Olímpico e Valores do Esporte (MOVE)". Ambos reforçam a importância de conhecer os valores, a trajetória e o legado que sustentam a atuação do COB no esporte olímpico. O material reúne informações sobre a história dos Jogos Olímpicos, curiosidades e a jornada olímpica do Brasil, oferecendo um panorama que vai além de datas e conquistas. O VOE, especificamente, oferece recursos para que educadores utilizem a temática olímpica em suas aulas.
No campo da Cultura Olímpica, o Memória Olímpica do Brasil recebeu oito itens doados por atletas e registrou 13 novos depoimentos, que agora passam a integrar oficialmente o acervo histórico do COB.
Além disso, na COB Expo 2025, ocorreu o relançamento da Academia Olímpica Brasileira, iniciativa que reforça a aproximação do COB com a comunidade acadêmica e impulsiona a promoção dos Estudos Olímpicos no país. A partir do próximo ano, apoiaremos diretamente pesquisas sobre Olimpismo, Educação Olímpica, Valores Olímpicos e temas correlatos.
“Aprofundamos nosso compromisso com a preservação da Memória Olímpica brasileira e ampliamos a promoção dos Valores Olímpicos por meio do Transforma. Outro avanço significativo foi a retomada do diálogo com o meio acadêmico, consolidada pelo relançamento da Academia Olímpica Brasileira. Encerramos 2025 com a convicção de que estamos fortalecendo as bases para o futuro da Cultura e da Educação Olímpica no país”, concluiu Carolina Araujo, Gerente de Cultura e Valores Olímpicos do COB.












