COBCast: Laura Amaro exalta momento do levantamento de peso feminino e vê 'vaga na mão' para Paris
Em participação no podcast oficial do COB, atleta conta vários detalhes sobre a carreira e sobre a vida pessoal
Laura Amaro, do levantamento de peso, é convidada do episódio mais recente do COBCast, o podcast oficial do Comitê Olímpico do Brasil. Em sua participação, a atleta falou sobre diversos assuntos, como o ótimo momento vivido pelas mulheres na modalidade - ela foi vice-campeã mundial na categoria 76kg em 2021.
Além de exaltar as conquistas atuais do Brasil, Laura também fez questão de valorizar o trabalho feito no passado por outras mulheres do levantamento de peso.
"Quando eu comecei, aos 13 anos, eram muitas mulheres. Hoje elas ainda são maioria no meu centro de treinamento. E com certeza isso é por ter tido a primeira. A Elizabete Jorge foi a primeira, com 43 anos, nos Jogos Olímpicos. Tem noção do que é isso? O que esse valor passa para as mulheres, as mulheres pretas, que olharam esse feito e continuaram o trabalho? O fato de ter uma ali com certeza puxa as outras. Os fatos dizem para nós o quanto o levantamento de peso está sendo bem sucedido no cenário internacional, o quanto estamos fazendo a história. As mulheres estão puxando umas as outras", falou.
A atleta também comentou sobre o sonho de participar pela primeira vez dos Jogos Olímpicos. Ela explicou a situação atual e acredita estar em boas condições de classificação para Paris 2024.
"Na classificação olímpica, vão as dez primeiras no ranking. Eu venho de uma medalha em mundial, então poderia estar muito perto da classificação. Seria assim se não tivesse acontecido a mudança de categoria, a diminuição de vagas. Eram sete categorias, agora são cinco. Mas temos chances de classificação. Ir um de cada país facilita, se fossem duas ou três por país seria mais difícil. Hoje estou no top-7 da classificação olímpica, é uma posição legal. A vaga está bem na nossa mão", declarou.
Laura Amaro ainda falou sobre vários outros assuntos importantes, como o passado no skeleton, os sacrifícios que tem de fazer com as mudanças de categoria, o sentimento de liberdade e empoderamento com as mudanças no corpo e no cabelo, contou sobre a carreira, a vida pessoal e muito mais. Confira tudo no vídeo abaixo: