COBCast: Rafaela Silva festeja liderança do ranking mundial e vê medalha em Paris 2024 como 'realidade'
Judoca é a convidada do novo episódio do podcast oficial do Comitê Olímpico do Brasil
Rafaela Silva é a convidada do novo episódio do COBCast, o podcast oficial do Comitê Olímpico do Brasil. E a participação da judoca vem em um momento excelente para ela, que recentemente assumiu a liderança do ranking mundial na categoria até 57kg.
+ Ouça o COBCast no Spotify do Time Brasil
Durante o programa, Rafaela falou sobre ter alcançado o feito apenas um ano e meio depois de seu retorno aos tatames - ela ficou dois anos afastada por conta de doping.
"Está sendo um período muito importante e gratificante. Eu ficava sempre acompanhando o ranking. Meu objetivo é sempre estar entre as oito melhores, entrar como cabeça-de-chave, que dá uma certa vantagem nas competições. Na primeira competição do meu retorno, minha credencial não tinha nem número, eu nem aparecia na zona de classificação. Fui procurar no 100, não tinha, no 200 também não tinha, eu falei "nossa, tá feio o negócio (risos)". Aí depois que ganhei dois pontos de participação na minha primeira competição, virei 185 do ranking. Sabia que seria um caminho bem longo e bem árduo, então estou muito feliz de conseguir em tão pouco tempo esse feito", explicou.
Campeão olímpica na Rio 2016 e mundial no ano passado, Rafaela Silva se vê em reais condições de conquistar mais uma medalha nos Jogos Olímpicos Paris 2024.
"Eu acredito, sim. Eu acho que o ranking não dá uma garantia de medalha. Em Londres eu era a quarta do ranking e fiquei sem medalha, na Rio 2016 eu era a 14ª e entrei como a última da lista. Isso não é uma garantia, mas acredito que o que venho fazendo nas competições e as atletas das quais eu ganho e perco, isso sim torna uma realidade a medalha em Paris 2024", contou.
Em sua participação no COBCast, Rafaela Silva também falou sobre vários outros assuntos, como os altos e baixos na carreira, as conquistas, a vida fora dos tatames e muito mais. Confira a íntegra no vídeo abaixo: