Logo
COB

Agência Mundial Antidopagem (WADA) abre terceira fase de consulta do Código Mundial Antidopagem de 2027

Com o objetivo de contribuir para o aprimoramento do programa antidoping, consulta Centrada no Atleta poderá ser respondida até 30 de maio

Por Comitê Olímpico do Brasil

16 de mai, 2025 às 12:11 | 2min de leitura

Compartilhe via:

A Agência Mundial Antidopagem (AMA/WADA) está promovendo uma Consulta Centrada no Atleta como parte do processo de atualização do Código Mundial Antidopagem de 2027 e dos respectivos Padrões Internacionais. Os atletas estão convidados a fornecer feedback sobre as mudanças propostas para o Código e os Padrões Internacionais afim de promover um esporte mais limpo e seguro.

 

Na última fase de consulta antes da finalização e adoção dos documentos na Conferência Mundial Antidopagem em dezembro de 2025, o processo de consulta visa obter as percepções dos atletas sobre questões específicas da antidopagem e áreas do Código de 2027. De acordo com a instituição, a participação dos atletas é fundamental para garantir que o programa atenda melhor às suas realidades e necessidades. 

 

O objetivo da consulta é garantir que o programa antidopagem continue a ser justo, harmonizado e também reflita as necessidades dos atletas. As novas normas entrarão em vigor em 1º de janeiro de 2027.

 

A Agência Mundial Antidopagem (AMA/WADA) é uma organização independente e internacional que visa promover e coordenar a luta contra a dopagem no esporte. Assim, promove políticas e regras globais em parceria com organizações antidopagem, Comitês Olímpicos Nacionais e outros stakeholders.

 

 

Como Participar

 

A consulta estará disponível em Consulta Centrada no Atleta, no site da AMA/WADA, até dia 30 de maio de 2025. 

 

As respostas são voluntárias e a consulta está disponível em inglês e francês.

Os atletas podem escolher os tópicos que desejam comentar, da mesma forma que podem não responder questões que considerem irrelevantes.

 

A consulta também inclui questões gerais sobre antidopagem para aqueles que desejam compartilhar opiniões mais amplas sobre o tema.

 

Participe agora e ajude a construir um futuro mais justo para o esporte.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS