Logo
Santiago 2023

Brasil classifica três barcos para semifinal na estreia do remo no Pan

Lucas Verthein e Beatri Cardoso venceram suas baterias no single skiff. Piedro Xavier e Tomás Levy também avançaram no double skiff.

Por Comitê Olímpico do Brasil

21 de out, 2023 às 10:00 | 7 min de leitura

Compartilhe via:

Foi dada a largada para as disputas do remo nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023, neste sábado, 21, na Gran Laguna de San Pedro de La Paz, no Chile. O Time Brasil participou das sete provas do dia e os destaques vieram do single skiff. No feminino, Beatriz Tavares, e no masculino, Lucas Verthein, venceram suas baterias e avançaram para as semifinais. Quem também se classificou diretamente para a próxima etapa foi a dupla Piedro Xavier e Tomás Levy, do double skiff, que terminaram em terceiro em sua regata. As demais embarcações nacionais que competiram neste primeiro dia estão na repescagem. 

Beatriz, atleta do Botafogo, do Rio de Janeiro completou a prova em 8min20s40. “Me senti super bem, estou feliz. Peguei uma chave tranquila, então, depois de amanhã é que realmente vai ser mais difícil, quando a competição vai acontecendo, afunilando e as melhores se encontrarão na final. Estou bem feliz, hoje foi mais para teste. É positivo, porque quebra o gelo e depois pego o embalo.”, afirmou Beatriz Tavares, que também competirá no four skiff, e espera subir ao pódio nas duas provas. “A expectativa é a medalha, com certeza. Sempre brigando pelo ouro. Vou competir em dois barcos e os dois têm boas chances de medalhas e estamos muito positivas em relação isso”, projetou a carioca de 25 anos.

Representante do Brasil nos últimos Jogos Olímpicos, em Tóquio, o também carioca Lucas Verthein confirmou o favoritismo e venceu sua prova no single skiff com o tempo de 7min23s12, quase oito minutos à frente do segundo colocado da bateria, o mexicano Juan José Flores. Ele, que foi bronze no Pan de Lima 2019, espera superar o resultado agora no Chile.


“Foi bom quebrar o gelo, literalmente, nesse frio de San Pedro de la Paz. É ótimo estar aqui representando o Brasil Competi contra os melhores atletas das Américas e é bom sair com a primeira colocação. Dei uma segurada no final, já que não havia necessidade de fazer mais. Já estava em primeiro e classificado para a semifinal. Agora é descansar bem, fazer os próximos dois dias de treinos bem feitos e chegar muito bem para buscar a primeira colocação de novo. E, consequentemente, na quarta-feira, nas finais, buscar esse ouro para o Brasil”, disse Lucas, que estreou hoje o “Estrela Textor”, barco que ganhou do presidente do Botafogo, John Textor, clube que representa. 

No double skiff, a terceira colocação de Piedro Xavier e Tomás Levy com 6min52s59 valeu a classificação para a semifinal.


Os demais brasileiros que entraram na água neste sábado não se classificaram para as semifinais, mas ainda tem chances de avançar via repescagem. Bernardo Boggian e Alef Fontoura chegaram em segundo no dois sem. Mesma prova de Maria Clara Lewenkopf e Milena Viana, que ficaram em terceiro na bateria. No skiff duplo, Chloé Delazeri e Thalita Rosa foram terceiras colocadas. Já o barco oito com do Brasil chegou na quarta colocação em sua regata. 

Neste domingo, o Brasil volta a competir no remo dos Jogos Pan-americanos em mais nove provas.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS