COB confirma retorno do futsal aos Jogos da Juventude CAIXA
Competição que reúne mais de 4 mil atletas com idade até 17 anos terá disputa de outras 18 modalidades e acontecerá em Brasília, entre 10 e 25 de setembro

Foto: Wander Roberto/COB
O futsal está de volta aos Jogos da Juventude CAIXA! A decisão foi anunciada nesta quarta-feira, dia 19, pelo Presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Marco La Porta, em reunião com o Ministro do Esporte, André Fufuca, em Brasília (DF). Assim, após dois anos de ausência, a modalidade, uma das mais praticadas nas escolas do país e celeiro de craques para o esporte de alto rendimento, retorna ao programa da maior competição estudantil do país.
Os Jogos da Juventude CAIXA serão disputados na capital federal, entre 10 e 25 de setembro e, além do futsal, terão outras 18 modalidades. O evento reunirá mais de quatro mil atletas de todos os Estados do país com idade até 17 anos.
“O COB reconhece a importância do futsal para o esporte brasileiro, um verdadeiro patrimônio nacional. É uma modalidade muito tradicional nas escolas de todo o país e, por isso, não poderia mais ficar de fora dos Jogos da Juventude CAIXA, a maior competição para esta faixa etária no Brasil. É uma questão de justiça e merecimento por toda história desta modalidade tão popular e vitoriosa e que revela tantos craques para o nosso país”, afirmou Marco La Porta, Presidente do COB. “Temos que valorizar o potencial de uma modalidade tão popular como o futsal. Entendemos que o retorno aos Jogos da Juventude também atende a um anseio de uma comunidade forte e atuante”, destacou Marco La Porta.

O futsal esteve presente no evento desde o ano 2000, quando o COB assumiu a organização dos Jogos da Juventude. Em 2023 a modalidade saiu do programa da competição, mas agora retorna de forma definitiva.
Celeiro de talentos para o esporte nacional, os Jogos da Juventude CAIXA viram passar por suas quadras de futsal ao longo dos anos nomes que despois se destacaram nos cenários nacional e internacional como Rodrygo, estrela do Real Madrid e da Seleção Brasileira

A medalhista olímpica de prata em Paris 2024, Jheniffer Cordinali, além das campeãs dos Jogos Pan-americanos Toronto 2015, Andressinha e Thaisa Moreno, também já representaram seus estados nos Jogos da Juventude.

Nas outras modalidades, diversos grandes ídolos do esporte brasileiro também participaram dos Jogos da Juventude CAIXA no início de suas carreiras, como como as campeãs olímpicas Beatriz Souza e Sarah Menezes, ambas do judô, e Duda Lisboa; os medalhistas olímpicos Alison dos Santos “Piu”, Caio Bonfim e Rosângela Santos, do atletismo; Mayra Aguiar, William Lima e Larissa Pimenta, do judô; Fernando Scheffer, da natação; e Ana Cristina Souza, Roberta Ratzke e Rosamaria Montibeller, do vôlei.
Além do futsal, os Jogos da Juventude CAIXA terão disputas de águas abertas, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, esgrima, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia, vôlei e wrestling.