COB e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial assinam acordo para alavancar a indústria esportiva
Assinado no Prêmio Brasil Olímpico, acordo visa identificar, na cadeia produtiva das diferentes modalidades olímpicas, pontos de fragilidade que possam ser incentivados por meio de políticas públicas
Para promover o desenvolvimento de estudos e pesquisas que contribuam com a indústria esportiva, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nesta quarta-feira, 11. A assinatura foi realizada durante o Prêmio Brasil Olímpico (PBO), no Rio de Janeiro.
“Certamente, essa parceria com a ABDI irá prosperar e oportunizar para nós conhecermos mais a cadeia esportiva brasileira e no que ela pode impactar na economia”, apontou o presidente do COB, Paulo Wanderley.
“O esporte cresceu muito, é uma indústria que gera desenvolvimento, gera empregos, afirma os valores nacionais, afirma a identidade nacional. E pode ajudar muito no desenvolvimento econômico do nosso país, com a ABDI e o COB juntos para trabalhar e desenvolver a indústria do esporte no Brasil”, afirmou o presidente da Agência, Ricardo Cappelli.
O acordo visa identificar, na cadeia produtiva das diferentes modalidades olímpicas, pontos de fragilidade que possam ser incentivados por meio de políticas públicas. Pretende também levantar estimativas econômicas dos impactos dessa cadeia, reforçando a importância do esporte para a balança comercial do Brasil; e identificar as principais tendências no uso de tecnologia no setor, além do mercado de startups dedicadas ao esporte no país, para incentivar o desenvolvimento de tecnologia nacional para essa indústria.
Os objetivos do ACT estão em consonância com a Nova Indústria Brasil (NIB), em prol do desenvolvimento socioeconômico do país. O esporte olímpico é um setor estratégico que contribui também com inovação, inclusão social e promoção do país no cenário internacional, perpassando, assim, por praticamente todas as missões da política industrial.
Os resultados dos estudos poderão subsidiar as atividades da ABDI e do COB no fomento à política industrial e no fortalecimento do movimento olímpico no território brasileiro.