COB e Governo do Distrito Federal confirmam Brasília como sede dos Jogos da Juventude 2025
Anúncio foi feito nesta terça-feira, na capital federal. Expectativa é de que cerca de 4.000 jovens disputem 20 modalidades e reforcem a iniciativa de transformar o Brasil em uma Nação Esportiva

Foto: Wagner Araújo/COB
O Comitê Olímpico do Brasil e o Governo do Distrito Federal confirmaram oficialmente nesta terça-feira (8) Brasília como sede dos Jogos da Juventude 2025. O anúncio foi feito no Palácio dos Buritis, na capital federal, pela vice-governadora do Distrito Federal Celina Leão, e pelo presidente do COB Marco La Porta, que enalteceram o poder transformador do esporte, principalmente entre os jovens. A edição deste ano marcará o retorno da competição para onde começou, em 2000. A expectativa é que cerca de 4.000 jovens estejam envolvidos na disputa de 20 modalidades entre os dias 10 e 25 de setembro.
“No esporte olímpico o sucesso normalmente se mede pelas medalhas conquistadas nos Jogos Olímpicos. Só que o caminho até lá é longo, e começa justamente aqui, entre os jovens, na base da pirâmide. Tenho dito que antes de sermos uma potência olímpica precisamos nos transformar em uma Nação Esportiva. E nada melhor do que os Jogos da Juventude para exemplificarem isso. Serão mais de 2 milhões de jovens, de todos os estados do país, envolvidos nas seletivas para tentarem estar na fase nacional, em Brasília. Teremos aqui, em setembro, muitos futuros campeões, sem dúvida, mas no processo formamos outros milhões, impactados pelos valores do esporte e que propagarão, de alguma forma, a prática esportiva ao longo de suas vidas”, afirmou Marco La Porta.
“Tivemos vários eventos aqui, dois Jebs (Jogos Escolares Brasileiros, 2022 e 2023) e um Jubs (Jogos Universitários Brasileiros 2024). Acredito que isso consagra o DF naquilo que ele é vocacionado para ser: a capital da República. Somos um pedacinho de cada um dos estados e precisamos realmente ser a casa de todos os brasileiros. É um orgulho muito grande estar recebendo novamente esse evento”, destacou Celina Leão.
“Brasília será palco do maior evento do esporte escolar do país. Esse acordo reforça o nosso compromisso com o esporte como ferramenta de transformação social. Vamos oferecer toda a estrutura necessária para receber os jovens atletas com excelência e fazer dos Jogos da Juventude um marco para a nossa cidade”, afirmou Renato Junqueira, Secretário de Esporte e Lazer do DF.
Além de La Porta, Celine, Renato e Emanuel Rego, Diretor-geral do COB e campeão olímpico, estiveram presentes na cerimônia de assinatura atletas que passaram pelos Jogos da Juventude como Giullia Penalber, dona do melhor desempenho olímpico do wrestling brasileiro na história, e Rosângela Santos, medalhista olímpica no revezamento 4x100m do atletismo. A ex-velocista destacou a importância do evento na carreira dela.
“Você tem que passar por etapas até você chegar, de fato, nos Jogos da Juventude e isso é fundamental no desenvolvimento. Foram meus primeiros passos como atleta. Considero a base para eu ter me tornado uma atleta olímpica, uma medalhista olímpica, e isso foi apenas um ano depois de participar dos Jogos da Juventude. Eu precisei passar por esse nível de competição que, apesar de ser categoria de base, já é um nível muito forte. Espero que nos próximos anos a gente consiga implementar mais modalidades e desenvolver futuros ídolos no esporte”, comentou a medalhista de bronze em Pequim 2008.
O presidente do COB aproveitou o evento desta terça para anunciar a entrada da 20ª modalidade nos Jogos da Juventude, bem como explicar a grandeza do evento.
“Além de todo caráter de formação esportiva e educacional, os Jogos da Juventude são nosso evento conceito, no qual implementamos todas as nossas inovações. Este ano, por exemplo, teremos o remo virtual como nossa 20ª modalidade, mostrando nosso olhar para mundo dos esportes eletrônicos e nos aproximando ainda mais dos jovens. Nesse evento falamos de performance, de desenvolvimento, trazemos ativações dos nossos patrocinadores, mostramos nosso trabalho de inclusão dos valores olímpicos nas escolas, com o Transforma, e o que estamos fazendo no Canal Olímpico. É onde expomos todas as nossas iniciativas”, finalizou La Porta.