Com três Jogos Olímpicos no currículo, Ligia Silva está confirmada como embaixadora dos Jogos da Juventude
Ex-atleta é um dos grandes nomes da história do tênis de mesa brasileira
Valterci Santos/AGIF/COB
Atleta do Brasil em três edições dos Jogos Olímpicos, Lígia Silva é a quarta embaixadora confirmada para os Jogos da Juventude Caixa 2024. A competição acontece de 13 a 28 de novembro em João Pessoa, capital da Paraíba.
Referência no tênis de mesa brasileiro e ex-técnica da seleção brasileira da modalidade, Lígia é atualmente membro da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB) e estará em João Pessoa para inspirar os jovens atletas brasileiros que, como ela, sonham em trilhar um longo caminho no esporte.
A principal função dos embaixadores é ter contato com os atletas, permitindo a troca de experiências com seus ídolos. Eles assistem competições, entregam medalhas e participam de bate-papos e ações educativas.
Lígia Silva foi atleta da seleção brasileira de tênis de mesa durante 21 anos, a maior parte deste tempo como a número 1 do país. Manaura, mas radicada em Santos (SP) desde os 17 anos, disputou três edições dos Jogos Olímpicos (2004, 2008 e 2012) e cinco dos Jogos Pan-Americanos, guardando com carinho a prata conquistada por equipes em Toronto 2015.
Primeira brasileira a disputar a chave de simples dos Jogos Olímpicos no feminino, estava também no Mundial de 2014, quando ajudou a colocar o Brasil de volta à elite do tênis de mesa por equipes. Depois de se aposentar da seleção, seguiu jogando por clubes e conquistando títulos. No ano passado, venceu uma etapa do TMB Chalenge Plus, circuito da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), aos 42 anos.
O time de embaixadores ainda tem Bia Souza (campeã olímpica no judô), Netinho Pontes (bronze no taekwondo) e Marcus D’Almeida (tiro com arco). Mais nomes de peso serão anunciados nos próximos dias para completar a equipe.