Em ano olímpico, marketing do COB transforma presença digital e cresce com novos patrocinadores
Com forte presença nas redes sociais e sucesso dos canais de transmissão, entidade reforça conexão com os fãs e amplia sua visibilidade no cenário esportivo global
COB e CAIXA celebram maior patrocínio da história do esporte olímpico brasileiro. Foto: Rafael Bello/COB
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 coroaram um ciclo histórico para o Comitê Olímpico do Brasil (COB), que brilhou dentro e fora das arenas.
Com uma campanha de 20 medalhas - sendo três de ouro, sete de prata e 10 de bronze - e outros resultados expressivos, o COB também registrou um ano marcante no campo do marketing.
A entidade quebrou recordes de engajamento digital, alcançando o maior crescimento de sua história nas redes sociais, e expandiu significativamente suas parcerias comerciais, fortalecendo a conexão entre os fãs do esporte e o Time Brasil.
Segundo Mariana Raad, supervisora de marketing do COB, o período olímpico é crucial para o fortalecimento da marca:
“Apesar de trabalharmos sempre com foco em manter o interesse vivo durante todos os anos do ciclo, sabemos que quanto mais perto dos Jogos, maior é o interesse pela nossa marca. Então também é um momento muito propício para aproveitar esse interesse maior do público e do mercado para aumentarmos a visibilidade e engajamento, buscando fortalecer a conexão com fãs e parceiros”, pontua.
Durante os Jogos, as redes sociais do COB (@timebrasil) conquistaram mais de 2,5 milhões de novos seguidores, ocupando o primeiro lugar no ranking digital entre os 205 Comitês Olímpicos Nacionais. Além disso, o comitê somou ainda 80 milhões em engajamento e 1,2 bilhão de impressões.
Neste ano, o COB também registrou um crescimento recorde em relação ao número de patrocinadores, com a chegada de 17 novos parceiros, incluindo o maior patrocínio da história da entidade firmado com Caixa e Loterias Caixa. Esse avanço no campo comercial foi acompanhado por projetos estratégicos que consolidaram a posição da entidade como referência em marketing esportivo e na promoção do esporte olímpico no Brasil e no exterior.
“Tivemos um ano de muitas entregas importantes, que passam desde o âmbito comercial até projetos como Casa Brasil, em Paris, com 120 mil visitantes; Parque Time Brasil em São Paulo, com mais de 1.2 milhões de pessoas impactadas diretamente no local; mais de 1 bilhão de views nos conteúdos da campanha Paris é Brasa, em parceria com a Play9, além de mais de 120 produtos de licenciamento lançados”, afirma Mariana Raad.
O canal do Time Brasil no YouTube também conquistou números expressivos, com mais 287 mil inscritos, sendo o primeiro comitê olímpico nacional a ultrapassar 100 milhões de visualizações na plataforma. Em setembro de 2023 eram 100 mil inscritos, ou seja, houve um crescimento de 287% no período de 15 meses.
No total, o canal do COB transmitiu gratuitamente 43 eventos ao vivo, em parceria com a LiveSports. Essas transmissões somaram mais de 290 dias dedicados ao esporte e 87.683 horas de exibição. Somente em 2024, as transmissões ao vivo alcançaram mais de 8,1 milhões de visualizações.
Além dos acordos de patrocínio, dos números impressionantes nas redes sociais e do canal no YouTube, o COB apostou fortemente na digitalização para aprimorar a experiência dos fãs e fortalecer sua presença no ambiente online. Entre os destaques desse esforço está o lançamento do chatbot Time Brasil, junto à Meta, durante os Jogos Olímpicos, que tinha como finalidade fortalecer os laços do público com os atletas e estimular experiências interativas.
“Foi um ano em que demos passos importantes rumo à digitalização, como, por exemplo, o lançamento de um chatbot durante os Jogos, que virou um case global da Meta; o Parque Ginga, do Hermit Crab, e também em projetos junto a parceiros muito relevantes no mercado, como Play9, Cazé TV, Eletromidia, o álbum de figurinha do Time Brasil junto a Panini, entre outros. Também continuamos a estreitar laços com os atletas, cada vez mais envolvidos nas campanhas e ações de marketing, o que fortalece a imagem e a conexão com os patrocinadores”, destaca a supervisora de marketing do COB.