Fórum das Comissões de Atletas do Movimento Olímpico começa neste sábado
Com o tema "Fundamentos das Comissões", evento promovido pela Comissão de Atletas do COB nos dias 17 e 18 de maio, no Rio de Janeiro, reúne representantes dos esportistas de todas as Confederações Brasileiras olímpicas

Créditos: Alexandre Loureiro/ COB
O IV Fórum das Comissões de Atletas do Movimento Olímpico começa neste sábado, 16, com a chegada dos representantes dos esportistas de todas as Confederações Olímpicas no Rio de Janeiro para participar do evento no Centro de Treinamento do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Mas, nesta sexta-feira, 16, a Comissão de Atletas do COB (CACOB) já realizou um encontro que antecede ao Fórum das Comissões. A reunião pré-Fórum foi realizada pela primeira vez com o objetivo de fornecer mais informações sobre o funcionamento de algumas áreas dentro do Comitê e, por sua vez, melhorar a atuação da Comissão.
Junto de Marcelo Vido, diretor de operações do COB, o encontro foi iniciado por Yane Marques, vice-presidente do COB, medalhista olímpica e ex-presidente da CACOB, e trouxeram pontos relevantes e demandas do calendário olímpico brasileiro para o ano de 2025.
“Estamos vivendo um momento de aproximação com a Comissão. Eu tenho uma relação muito próxima com a Comissão de Atletas e estou aqui como membro do CACOB também. Eu sinto um pouquinho as dores deles e a gente tem essa proposta de estar mais próximo, ouvindo, colaborando, dividindo com eles também o nosso lado de cada gestão”, disse Yane. “O Fórum começa amanhã cheio de conteúdo e com dois atletas de cada confederação presentes. Acredito que será um momento de troca, de amadurecimento da Comissão”, concluiu.
“Esse pré-fórum foi incrível, acabou que a gente ainda queria mais tempo. A Comissão sempre tem muito assunto para trocar e para desenvolver. A gente também fez uma reunião nossa para se preparar para o fórum, para tentar abordar o que é mais importante para as comissões”, disse Fernanda Nunes, presidente da CACOB. “Eu estou muito animada, muito empolgada pra amanhã. A previsão é que a gente tenha mais de 70 atletas aqui no Centro de Treinamento”, conclui.
Em seguida, Jorge Bichara, consultor de esportes do COB, e Mariana Mello, gerente de Planejamento e Desempenho Esportivo do COB, apresentaram os critérios que são utilizados para descentralização dos recursos ordinários para as Confederações a partir de novas premissas e conceitos, reavaliados para o ciclo 2025-2028. Os atletas da Comissão ainda tiveram um Treinamento de Compliance com Nelson Valsoni, Compliance Officer do COB, que apresentou regras, fluxos e orientações sobre integridade, além de detalhar a estrutura da área de Compliance no COB e nas Confederações.
Encerrando a tarde, Valter França e Lara Monsores, da equipe de comunicação do COB, falaram sobre relacionamento com a imprensa e deram dicas de boas práticas de comunicação nas redes sociais, como exemplos e questões polêmicas.
Sobre o IV Fórum das Comissões de Atletas do Movimento Olímpico Brasileiro
Com o tema “Fundamentos das Comissões”, o encontro busca fortalecer a atuação das comissões de atletas das Confederações Olímpicas, promovendo troca de experiências, acesso à informação e alinhamento estratégico com as diretrizes do esporte olímpico nacional. O principal objetivo é orientar e inspirar outras comissões de atletas em sua estruturação e atuação institucional.
Entre os destaques da programação, está uma apresentação da própria CACOB, que vai explicar como a Comissão está organizada, suas normas internas, processos decisórios e formas de atuação junto ao COB. As Políticas Públicas para o Esporte em vigor no Brasil também estarão em pauta com a palestra de Diogo Silva, ex-atleta olímpico de taekwondo e ex-integrante da CACOB.
Além disso, a mesa-redonda sobre a Lei Geral do Esporte promete provocar discussões relevantes sobre a aplicação prática da nova legislação, suas implicações para os atletas e como as comissões podem utilizá-la para ampliar sua atuação e garantir direitos.
Outras três áreas estratégicas do COB farão apresentações:
- Diretoria de Esportes, com o consultor Jorge Bichara, explicando como suas ações podem contribuir com as comissões;
- Área de Planejamento e Gestão Esportiva, que vai detalhar iniciativas da área que impactam diretamente os atletas;
- Processo de Aprovação de Contas, apresentando como se dá a prestação de contas do ano fiscal anterior.
Temas sensíveis e prioritários estarão incluídos na programação, como o Programa Esporte Seguro, com foco na prevenção e enfrentamento do assédio e abuso no ambiente esportivo, e a Educação Antidoping, com um guia prático sobre os principais desafios enfrentados pelos atletas. Encerrando o Fórum, a psicóloga do esporte Marisa Markunas trará dados e reflexões sobre a Saúde Mental do Atleta, com ênfase em estratégias de apoio para treinamentos e competições.