Logo
COB

Gabi, capitã da seleção feminina de vôlei, e Lorena, goleira da seleção de futebol prata em Paris, estão entre as vencedoras do Prêmio Brasil Olímpico 2024 em modalidades coletivas

Atletas receberão seus troféus em cerimônia no dia 11 de dezembro no Rio de Janeiro

Por Comitê Olímpico do Brasil

28 de nov, 2024 às 12:30 | 3 minutos de leitura

Compartilhe via:

Foto: Miriam Jeske/COB

Foto: Miriam Jeske/COB

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) começa nesta quinta (28) a divulgar os vencedores do prêmio Melhor da Modalidade, que receberão seus troféus no dia 11 de dezembro, durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, no Vivo Rio. Até domingo (1) também serão conhecidos os demais vencedores por modalidades e os finalistas do Melhor do Ano – Troféu Rei Pelé e do Atleta da Torcida.

No vôlei, é a terceira vez seguida que o prêmio é entregue a Gabi, grande protagonista da modalidade no ciclo olímpico encerrado em Paris 2024. A ponteira da seleção feminina, afinal, ganhou o PBO em 2022, 2023 e agora em 2024. Nos Jogos Olímpicos Paris 2024, foi a terceira maior pontuadora do torneio e ajudou o Brasil a ganhar a medalha de bronze.

No futebol, a premiada é Lorena, goleira do Grêmio que foi a melhor em campo nas três vitórias da seleção nos Jogos Olímpicos, incluindo as duas partidas de mata-mata que levaram o Brasil até a prata em Paris. É a segunda vez seguida que o prêmio do futebol é entregue a uma mulher.

FUT_AL_2024.08.10_0016-1200x800-5b2df79.jpg
Lorena nos Jogos Olímpicos de Paris. Foto: Alexandre Loureiro/COB

 

Aos 41 anos, Marcelinho Huertas foi o escolhido como melhor do ano no basquete 5x5, depois de ser decisivo no Pré-Olímpico e jogar sua terceira edição de Jogos Olímpicos. Na temporada, o armador se tornou o maior assistente da história do Campeonato Espanhol, tido como segundo mais forte campeonato nacional do basquete masculino mundial.

Marcelinho Huertas em sua terceira participação olímpica. Foto: Wander Roberto/COB
Marcelinho Huertas em sua terceira participação olímpica. Foto: Wander Roberto/COB

 

No handebol, também a escolhida é uma estrela internacional: Bruna de Paula, líder da seleção feminina que disputou os Jogos de Paris. Na temporada, ela ajudou o Gyori, da Hungria, a vencer a Champions League. Agora, fatura o tetra consecutivo no PBO.

Foto: Wander Roberto/COB
Bruna de Paula em ação nos Jogos Paris 2024. Foto: Wander Roberto/COB

 

Também olímpica, a maranhense Thalia Costa é a vencedora no rugby sevens, que mantém uma tradição: desde 2015, todas as escolhas são inéditas, e mulheres. A lista tem Paula Ishibashi (2015), Beatriz Futuro (2016), Rachel Kochhann (2017), Bianca Silva (2018), Rafaela Zanellato (2019), Isa Cerullo (2021), Luiza Campos (2022), Rafaela Conti (2023) e agora Thalia.

Fora dos Jogos Olímpicos Paris 2024, polo aquático, hóquei sobre a grama e basquete 3x3 tiveram novos nomes escolhidos como melhores do ano. No hóquei sobre a grama, o eleito foi Lucas Varela, da seleção sub21 e do Rio Hockey. No polo aquático, o prêmio vai para Gabriel Sojo, do Sesi Ribeirão, enquanto a melhor do ano no basquete 3x3 foi Luana Batista de Souza, que jogou a LBF pelo Sampaio Basquete.

Vencedores do PBO 2024 nos esportes coletivos:

Basquete 3x3 – Luana Batista
Basquete 5x5 – Marcelinho Huertas
Futebol – Lorena
Handebol – Bruna de Paula
Hóquei Sobre a Grama – Lucas Varela
Polo Aquático – Gabriel Sojo
Rugby Sevens – Thalia Costa
Vôlei – Gabi Guimarães

ÚLTIMAS NOTÍCIAS