Logo
COB

PBO celebra atletas e delegações que brilharam nas competições para jovens em 2025

Nadadora Stephanie Balducinni foi eleita o destaque do Brasil nos Jogos Pan-americanos de Assunção, enquanto Clarisse Vallim, do judô, e Davi Souza de Lima, do atletismo, brilharam nos Jogos da Juventude CAIXA 2025

Por Comitê Olímpico do Brasil

11 de dez, 2025 às 15:04 | 2min de leitura

Compartilhe via:

O talento, a dedicação e o futuro do esporte brasileiro, com foco especial nos atletas que se destacaram ao longo do ano nas principais competições nacionais e internacionais para jovens, também foram destaque na 27ª edição do Prêmio Brasil Olímpico (PBO), do Comitê Olímpico do Brasil (COB). 
 
Nos Jogos Pan-americanos Júnior Assunção 2025, o grande destaque do Brasil foi a nadadora Stephanie Balduccini que, com as oito medalhas de ouro conquistadas no Paraguai (50m livre, 100m livre, 200m livre, revezamento 4x100m livre, revezamento 4x100m medley, revezamento 4x200m livre, revezamento 4x100m livre misto e revezamento 4x100m medley misto), se tornou a maior medalhista da história da competição. Na edição anterior em Cali, ela havia faturado outras sete láureas douradas. 
 
“Infelizmente eu não pude estar presente para receber o prêmio porque eu estou nos Estados Unidos treinando e estudando. Mas gostaria muito de agradecer o Time Brasil. O Pan Júnior foi uma competição muito marcante e especial na minha carreira, ter pego 7 medalhas de ouro em 2021 e 8 medalhas de ouro em 2025 foi muito emocionante. Eu amei representar o Brasil mais uma vez. Então, muito obrigada”, disse em vídeo enviado especialmente para o evento. 
 
Os Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025, a maior edição da história da competição — que contou com um recorde de cerca de 4.700 jovens de todo o país disputando 20 modalidades esportivas — foi lembrada em categoria própria na premiação.  
 
Os atletas Clarisse Vallim, do judô, e Davi Souza de Lima, do atletismo, foram reconhecidos como os destaques feminino e masculino da edição, respectivamente. Clarisse foi campeã vencendo todas as suas lutas por ippon, enquanto David conseguiu a melhor marca do ano sub-18 até então no evento.

"Com certeza é felicidade, gratidão, tudo junto e misturado. Agradeço a Deus por estar recebendo esse destaque, a todos que me ajudaram, aos treinadores, que também são meus pais, por toda a oração. Que possam estar surgindo mais bençãos. Agradeço ao COB por toda a ajuda e desejo felicidade a todos os atletas que estiveram aqui", disse David.
 
Além disso, as três melhores delegações dos Jogos da Juventude também foram lembradas, reforçando o espírito coletivo e a importância da formação esportiva desde as categorias de base. São Paulo, que terminou o quadro de medalhas na primeira colocação; Rio de Janeiro, na segunda, e Paraná, na terceira, foram os homenageados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS