Representantes do COB compartilham experiências no 1º Seminário de Gestores Esportivos de Santa Catarina
Marcelo Vido, Diretor de Operações, e Ise Boaventura, Gestora Esportiva do COB, falaram sobre planejamento para Los Angeles 2028 e detalharam logística de Paris 2024

O Comitê Olímpico do Brasil marcou presença no 1º Seminário de Gestores e Técnicos Esportivos de Santa Catarina, realizado nos dias 27 e 28 de março na Assembleia Legislativa do estado. O seminário teve como objetivo principal promover debates sobre gestão esportiva e políticas públicas para o setor, reunindo atletas, empresários, estudantes e profissionais da área. O evento, que reuniu mais de 500 participantes, contou com as participações especiais de Marcelo Vido, que apresentou o planejamento do COB para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, e Ise Boaventura, que compartilhou detalhes sobre a estrutura e organização logística do Time Brasil em Paris 2024.
Na quinta-feira, 27, o Diretor de Operações do comitê e ex-atleta olímpico de basquete, Marcelo Vido, conduziu uma palestra focada nas estratégias e preparações do COB visando os próximos Jogos Olímpicos.
"Temos como pilar fundamental o fortalecimento da base esportiva no Brasil. Essa base precisa ser ampla para alimentar o topo da pirâmide e aumentar nosso contingente de atletas com potencial olímpico. Vamos atrás também de novas fontes de financiamento durante todo o ciclo. O objetivo é grande e queremos, juntos, fazer do Brasil uma nação esportiva," afirmou Vido, que destacou ainda a importância do apoio às confederações.
"Precisamos ajudar as confederações a receber mais recursos. Algumas delas precisam mais do apoio do COB. Esse é o momento de fazermos essa análise e não pensar só no final do ciclo olímpico lá em Los Angeles 2028, mas preparar todas as confederações e os atletas para que eles possam performar bem dia a dia, mês a mês, trazendo toda a organização e a estrutura para que eles possam performar".
Já na sexta-feira, Ise Boaventura, única mulher palestrante no evento, trouxe sua experiência na operação logística da delegação brasileira em Paris 2024. Ela destacou os desafios enfrentados na preparação para os Jogos Olímpicos.
"O grande desafio é a antecedência que precisamos trabalhar em relação aos Jogos. Pra essa missão foram 7 anos de planejamento, criando cenários e entendendo quais seriam os pontos mais importantes pro apoio aos nossos atletas. Encontrar instalações próximas à Vila para oferecer o suporte necessário sem muito desgaste de deslocamento foi outro ponto importante e fundamental para o sucesso dessa operação", explicou.
Ise também enfatizou o foco no bem-estar dos atletas: "Ele não deve se preocupar com outra coisa além de treinar, descansar e competir. Todo o restante é nossa preocupação. Por isso montamos instalações de treinamento exclusivas para o Time Brasil visando garantir pros nossos atletas o tempo de duração e as condições ideais de treinamento".
Sobre sua participação no evento, Ise comentou: "É uma honra poder representar o COB num evento tão legal, que busca disseminar as boas práticas e a excelência em gestão esportiva. Isso mostra também o quanto o COB vem sendo reconhecido como referência de qualidade e competência".