Logo
Time Brasil

Resultados Time Brasil: final de semana olímpico tem Troféu José Finkel e competições de base nacionais e internacionais

Nomes que estiveram nos Jogos Olímpicos como Mafê Costa, Guilherme Caribé, Matheus Lima e Hygor Bezerra estiveram em ação nos últimos dias

Por Comitê Olímpico do Brasil

19 de ago, 2024 às 12:00 | 3 minutos de leitura

Compartilhe via:

Mafê Costa e Stephanie Balduccini nos nos 200m livre feminino do Troféu José Finkel 2024

Mafê Costa e Stephanie Balduccini, ouro e prata, nos 200m livre do Troféu José Finkel - Foto: Satiro Sodré/CBDA

Ainda vivendo a ressaca olímpica, alguns atletas brasileiros que estiveram em Paris 2024 já voltaram às atividades em competições no Brasil. A principal delas foi o Campeonato Brasileiro Interclubes Absoluto de Natação, que contou com diversos atletas olímpicos como Mafê Costa, Guilherme Caribé, Stephanie Balduccini, dentre outros.

O Campeonato Brasileiro Sub-23 também teve atletas que voltaram da França há poucos dias como destaques, dentre eles Matheus Lima e Hygor Bezerra. O Brasil também esteve representado em competições de tênis e nos Mundiais de base femininos de vôlei e handebol. Nesta segunda, 19, a seleção feminina de basquete 5x5 estreou com vitória no Pré-Mundial, que está sendo disputado em Ruanda.

Troféu José Finkel
O Campeonato Brasileiro Interclubes Absoluto de Natação - Troféu José Finkel 2024 chegou ao fim neste sábado (17) no parque aquático da Swim Floripa, no Jurerê Sports Center, em Florianópolis (SC). O Esporte Clube Pinheiros foi consagrado como o grande campeão da competição, que também funcionou como seletiva única para o Campeonato Mundial de piscina curta, que acontecerá em dezembro deste ano em Budapeste.

Atletas que participaram dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 marcaram presença no evento, como Maria Fernanda Costa, a Mafê, da Unisanta, que recebeu o prêmio de melhor índice técnico (902 pontos) e atleta feminina mais eficiente (225 pontos) da competição. A nadadora quebrou o recorde sul-americano das provas de 200m e 400m livre e ainda venceu os 800m livre feminino. No masculino, o melhor índice técnico foi de Guilherme Caribé, do Flamengo, com 945 e a eficiência ficou com Caio Pumputis, do Pinheiros, com 160 pontos.

O último recorde sul-americano veio justamente no último dia da competição. Stephanie Balduccini estabeleceu a melhor marca continental nos 100m medley, ao vencer a prova com 1min00s15. Outro recorde no dia, mas este brasileiro, veio com Beatriz Dizotti, nos 1.500m livre.

Brasileiro Sub-23 de atletismo
O Brasileiro Sub-23, que marcou a retomada do calendário da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) depois dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, reuniu 802 atletas e 128 clubes em três dias de competições, encerradas este domingo (18/8).

Os melhores atletas da competição foram Gabriela Muniz (CASO-DF), campeã da marcha atlética 20km, com recorde brasileiro e do campeonato, e Matheus Lima, campeão dos 400m com barreiras, com recorde do campeonato. Com tranquilidade, Matheus Lima cruzou a linha de chegada marcando 48s89. Dessa forma, estabeleceu um novo recorde dos 400m com barreiras no Brasileiro sub-23, superando a própria marca de 49.58 feita na edição de 2023.

A atração do último dia de disputas foi os 200m, com vitórias de Hygor Gabriel Bezerra Soares (Projeto Atletismo Campeão-PE) e Hakelly Maximiano da Silva (AECD-MACAÉ-RJ). Hygor, que já havia vencido os 100m (10.18) e o revezamento 4x100m, foi um dos grandes destaques da competição ao conquistar o ouro também nos 200 m (21.02). Ele fez a sua melhor marca pessoal na semifinal dos 200m com 20.83 (-0.1).

Pré-Mundial feminino de basquete 5x5
A Seleção Brasileira feminina começou com tudo o qualificatório Pré-Mundial, em Ruanda, na África. Em duelo equilibrado e com dez trocas de liderança, vitória brasileira por 77 a 74, na manhã desta segunda-feira, 19 de agosto. Letícia Josefino foi a cestinha do Brasil, com 15 pontos e cinco rebotes. O Brasil volta à quadra nesta terça, às 15h, quando enfrenta o Senegal, que na estreia surpreendeu a Hungria, vencendo por 63 a 61. O duelo terá transmissão ao vivo no YouTube da FIBA, de forma gratuita.

O novo torneio da FIBA tem 16 seleções em ação e que irão duelar pelo título que garante um posto no qualificatório para o torneio que ocorre na Alemanha, no segundo semestre de 2026. O Brasil ainda tem no grupo a Hungria e Senegal. E cruza nas semifinais, caso fique entre os dois primeiros da chave, com o grupo que tem Ruanda, Argentina, Líbano e Reino Unido.

Apenas o campeão da competição se classifica para o Pré-Mundial. Mas, quem não garantir agora um lugar no qualificatório, terá a chance via copas continentais em 2025. 

Mundial Sub-17 de vôlei feminino
Neste domingo (18), a seleção feminina sub-17 de vôlei venceu a República Dominicana por 3 a 0 (25/19, 25/16 e 25/8). A equipe comandada por Hélia de Souza “Fofão” conseguiu a segunda vitória na competição, depois de derrotar a equipe do Peru por 3 a 0 (25/20, 25/15 e 25/16).

Nesta segunda-feira (19), as brasileiras encaram o Canadá no último jogo da primeira fase. Todas as equipes avançam para as oitavas de final, com a fase de grupos servindo apenas para definir o chaveamento.

Mundial Sub-18 de handebol feminino
A seleção feminina de handebol Sub-18 foi derrotada pelo Japão, na estreia da segunda fase do torneio realizado na China, por 30 a 19. Para avançar para as quartas-de-final, as Mini Leoas precisam vencer a Holanda na próxima rodada, nesta terça-feira, e contar com derrota da França diante do Japão. Caso não consiga a classificação para as quartas de final, a equipe brasileira vai entrar na chave pela 9ª colocação.

A campanha do Brasil na competição conta ainda com derrota para a França por 34 a 18 e vitórias sobre a Índia por 34 a 17 e sobre o Kosovo, na estreia da competição, por 39 a 21.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS