Resultados Time Brasil: ginástica rítmica mostra força no último teste antes de Paris; Piu é terceiro na Diamond League
Confira os principais desempenhos dos atletas do país nos últimos dias
Ginástica rítmica celebra resultados no último teste ante de Paris - Divulgação/CBG
Na reta final para os Jogos Olímpicos de Paris, a ginástica rítmica do Brasil mostrou que está entre as principais forças da modalidade. Em competição na Romênia, prata para o conjunto e bronze para Barbara Domingos na fita.
O Time Brasil ainda conquistou bom resultados no atletismo, hipismo e handebol.
Confira abaixo os principais destaques:
GINÁSTICA RÍTMICA
Um final de semana inesquecível (mais um) para a ginástica rítmica brasileira. A seleção nacional, que vem apresentando evolução ao longo de todo ciclo, mostrou força na hora certa. Na última grande competição antes dos Jogos Olímpicos de Paris, encarou de frente grandes potências da modalidade e conquistou duas medalhas, além de outros resultados expressivos.
No sábado, dia 13, na etapa da Copa do Mundo de Cluj-Napoca, na Romênia, o conjunto verde e amerelo conquistou a medalha de prata ao somar 71.850 pontos, atrás apenas da grande potência búlgara (73.650). O bronze ficou com Israel (71.000). Na final dos cinco arcos, o Brasil, com a nota 37.750, ficou na quarta colocação, atrás de Israel (39.400), Itália (38.750) e Bulgária (38.700).
Já no domingo, dia das finais por aparelhos, quem brilhou foi Barbara Domingos. Em um feito inédito, ela se classificou para disputar as quatro finais de aparelho numa competição de alto nível envolvendo ginastas de todos os continentes. E Babi conquistou uma medalha de bronze na fita, justamente um dos aparelhos mais desafiadores da Ginástica Rítmica, ao obter a nota 32.350. Ela ficou atrás apenas da ucraniana Taisiia Onofriichuk e da húngara Fanni Pigniczki. Ambas receberam a nota 32.900, mas Taisiia se sagrou campeã da etapa de Cluj-Napoca no aparelho graças a critério de desempate.
ATLETISMO
Em sua quinta participação na Diamond League na temporada, Alison dos Santos, o Piu, ficou com o terceiro lugar nos 400 m com barreiras da etapa de Mônaco, disputada nesta sexta-feira (12/7), no Stade Louis II. A prova foi uma prévia da disputa olímpica em Paris, já que reuniu os três melhores do ranking em 2024 e também de todos os tempos na prova.
Alison fez o tempo de 47.18. O campeão da etapa foi o norte-americano Rai Benjamin, com 46.67 – ele lidera o ranking mundial com 46.46. O norueguês Karsten Warholm, atual recordista mundial (45.94), ficou em segundo lugar (46.73). Nenhum dos três atletas melhorou as marcas que já alcançaram na temporada.
HIPISMO
Prestes a se tornar o brasileiro recordista de participações olímpicas, Rodrigo Pessoa subiu ao pódio no Grand Prix de hipismo saltos de Valkenswaard, na Holanda. O brasileiro ficou na terceira colocação, atrás apenas do saudita Khaled Almobty e da alemã Janne Friederike Meyer-Zimmermann.
HANDEBOL
Em amistoso preparatório para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, a seleção brasileira feminina de handebol derrotou, neste sábado, a Alemanha por 36 a 31 em Dortmund, na Alemanha. Apesar de jogar em casa, as alemãs não conseguiram segurar ataque do Brasil.