Resultados Time Brasil: Marcelo Melo e Rafa Matos são campeões do Rio Open e Yaras fazem campanha histórica no Circuito Mundial de rugby
País ainda se destacou no atletismo, hipismo, judô e tênis de mesa no fim de semana

Crédito: Fotojump
A dupla formada por Marcelo Melo e Rafa Matos conquistou no sábado o título de duplas do Rio Open. É a primeira vez que uma dupla 100% brasileira ergue o troféu de campeão do torneio depois de 11 edições. Os brasileiros venceram na final os espanhóis Pedro Martinez e Jaume Munar por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 7/5, em 1h37.
Matos conquistou o maior torneio de América do Sul pelo segundo ano consecutivo, enquanto Melo enfim chegou ao primeiro título no Rio depois de duas vezes chegando à final, mas sem a taça.
O troféu do ATP 500 carioca foi o 39º da carreira de Marcelo Melo em 77 finais disputadas. Com o título, ele se igualou ao croata Mate Pavic como o maior campeão de duplas em atividade na ATP.
Além do tênis, o final de semana foi de muitas emoções para o esporte nacional.
Confira os principais destaques:
RUGBY
A seleção brasileira feminina de rugby fez uma campanha histórica e conquistou o melhor resultado do país em todos os tempos na elite mundial. As Yaras terminaram na quinta colocação a etapa de Vancouver, no Canadá, do Circuito Mundial.
Para alcançar o feito, as Yaras superaram pela primeira vez a campeã mundial Austrália e, na disputa do quinto lugar, derrotaram a Grã-Bretanha por 19 a 10. A seleção feminina superou a campanha de Dubai 2021, quando havia alcançado o sexto lugar.
A campanha brasileira em Vancouver começou com derrota para as anfitriãs (26 a 19), mas foi seguida de duas vitórias: 14 a 12 sobre as australianas e 19 a 17 contra as espanholas, garantindo as Yaras na liderança do Grupo A. Nas quartas de final, a seleção não se encontrou contra Fiji e acabou superada por 46 a 0. Já contra a Grã-Bretanha, nova reação e primeira vitória sobre as adversárias desde 2021, garantindo o quinto lugar.
Com o resultado, o Brasil soma 12 pontos no ranking e chega a 26 após quatro etapas, mantendo-se em nono lugar na classificação geral. Os próximos compromissos da seleção feminina pelo Circuito Mundial são em Hong Kong (28 a 30 de março) e Singapura (5 e 6 de abril).

ATLETISMO
O atletismo do Brasil é tetracampeão sul-americano indoor. Os 37 atletas (17 mulheres e 20 homens) que formaram a delegação brasileira dominaram as disputas, realizadas sábado e domingo (22 e 23/2), na 4ª edição do Campeonato Sul-Americano Indoor de Atletismo, no Estádio Municipal de Cochabamba, Bolívia. Numa disputa com 12 países o Brasil somou 254 pontos para ser o campeão geral e também feminino (125 pontos) e masculino (129 pontos). O time conquistou 28 medalhas (14 de ouro, 10 de prata e 4 de bronze).
Thiago do Rosário André, nos 1.500 m, Ana Carolina Azevedo, nos 60 m rasos, e Leonardo Santos, nos 800 m, estabeleceram novos recordes do Campeonato Sul-Americano Indoor. Regiclécia Cândido da Silva estabeleceu novos recordes brasileiros indoor e do Sul-Americano Indoor, no salto triplo (14,17 m).
Os atletas com os melhores índices técnicos individuais foram Ana Carolina Azevedo, campeã dos 60 m rasos com 7.16, e Welington Silva Brasil, o Maranhão, campeão do arremesso do peso, com 20.92 m.

TÊNIS DE MESA
O Brasil subiu ao lugar mais alto do pódio no encerramento da Copa Pan-Americana de São Francisco, nos Estados Unidos. Neste domingo (23), Bruna Takahashi teve três match points contra, mas reagiu e venceu a norte-americana Lily Zhang na finalíssima feminina, conquistando o bicampeonato da competição continental.
Cabeça de chave número 1, a mesatenista brasileira, atual 25ª do ranking mundial, ganhou de Lily Zhang (81ª) pelo placar de 4 sets a 3 e foi campeã do torneio realizado na Califórnia. No sexto set, a adversária teve três chances de fechar a partida, mas Bruna Takahashi resistiu e voltou com tudo para garantir o título. As parciais do jogo foram: 9/11, 14/12, 11/5, 9/11, 12/14, 15/13 e 11/5.
Com o resultado, a brasileira somou 500 pontos para o ranking mundial. Fora que ainda garantiu sua vaga na Copa do Mundo de Macau, que será realizada em abril.
JUDÔ
O judô brasileiro subiu três vezes ao pódio do Open Europeu de Varsóvia, na Polônia. Neste domingo (23), Clarice Ribeiro (48kg) fez excelente campanha nas preliminares para chegar até a final do ligeiro feminino e ficar com a medalha de prata. No sábado (22), primeiro dia de competição, Karol Gimenes (78kg) também foi prata e Beatriz Freitas (78kg) faturou o bronze.
HIPISMO
No hipismo saltos, Luiz Felipe Azevedo, montando Sierra du Piedroux Z, foi campeão do Grand Prix cinco estrelas na Copa do Mundo de Sharjah, nos Emirados Árabes. O conjunto do brasileiro foi o único a zerar o percurso duas vezes neste domingo. Na primeira fase, sete dos 33 participantes conseguiram completar o trajeto sem faltas.
TAEKWONDO
Entre os dias 20 e 23 de fevereiro, foi realizado o Grand Slam de Taekwondo, competição que definiu os atletas que compõem a Seleção Brasileira para a temporada de 2025. O evento contou com a participação dos principais nomes da modalidade.
Os atletas olímpicos em Paris 2024 Netinho Marques, Henrique Fernandes, Maria Clara Pacheco e Caroline Gomes mantiveram suas vagas na Seleção Brasileira, consolidando suas posições entre os melhores atletas do país. Outro grande destaque do evento foi o retorno de Ícaro Miguel à Seleção Brasileira.
Com o fim do Grand Slam, a Seleção Brasileira de Taekwondo está oficialmente formada, pronta para encarar os desafios da temporada e representar o Brasil com garra e excelência nos tatames do mundo.
A Seleção principal de 2025 será composta por:
M-54kg - MATHEUS GILLIARD GONCALVES SILVA
M-58kg - PAULO RICARDO SOUZA DE MELO
M-63kg - GUILHERME DOS SANTOS MORAIS
M-68kg - JOAO VICTOR SOUZA DINIZ
M-74kg - EDIVAL MARQUES QUIRINO PONTES
M-80kg - HENRIQUE MARQUES RODRIGUES FERNANDES
M-87kg - ÍCARO MIGUEL MARTINS SOARES
M+87kg - PATRIK PEREIRA CARDOSO
F-46kg - JULIA SILVA NAZARIO
F-49kg - CAMILLY GOSCH CAMARGO
F-53kg - ROSA DA SILVA BATISTA DE SOUZA
F-57kg - MARIA CLARA LIMA PACHECO
F-67kg - MILENA TITONELI GUIMARÃES
F-73kg - THAISA DA SILVA BATISTA DE SOUZA
F+73kg - RAIANY FIDELIS PEREIRA