Logo
Rosário 2022

Stephanie Balduccini projeta Jogos Sul-americanos da Juventude: “Animada para os uniformes e ganhar medalhas”

Nadadora participou de entrevista coletiva nesta quarta, 20, ao lado de Kenji Saito, diretor de Desenvolvimento e Chefe da Missão Rosário 2022

Por Comitê Olímpico do Brasil

20 de abr, 2022 às 12:44 | 4 min de leitura

Compartilhe via:

Os Jogos Sul-americanos da Juventude Rosário 2022, de 28 de abril a 8 de maio, vão reunir os principais atletas da nova geração do continente. A delegação do Brasil contará com 230 atletas de até 18 anos, sendo que em torno de 50% deles farão a sua primeira viagem internacional. Mas não são apenas estreantes. O Time Brasil terá alguns nomes que já vêm se destacando em competições da categoria adulta. Vinte deles estiveram nos Jogos Pan-americanos Júnior Cali 2021, quando o Brasil terminou em primeiro lugar no quadro geral de medalhas

Entre eles está a nadadora Stephanie Balduccini, caçula da equipe brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que conquistou sete ouros no Pan Jr. de Cali e está classificada para o Mundial de Budapeste nos 200m livre. Ela participou, ao lado de Kenji Saito, diretor de Desenvolvimento e Chefe da Missão Rosário 2022, de uma entrevista coletiva nesta quarta-feira, 20, no Canal Olímpico do Brasil. A jovem de 17 anos destacou a importância de participar de uma competição multiesportiva em sua evolução como atleta.

+ Veja a íntegra da Coletiva de Imprensa

“O esporte é muito importante na minha vida. Para mim, a natação é tudo. Comecei a nadar para aprender e fui evoluindo. Toda competição para mim é importante. Estou conhecendo muitos lugares do mundo com o COB e isso é uma coisa incrível. A gente vira um time. Não só pela natação, mas com todos os esportes. Depois do Troféu Brasil de Natação conversei com outros atletas que vão para Rosário, fizemos amizades e isso é super importante também. Estou super animada para receber os uniformes! Acho que vai ser muito legal e o Brasil vai ganhar muitas medalhas”, comentou.

A terceira edição dos Jogos Sul-americanos da Juventude reunirá 2.500 atletas de 15 países do continente e terá um conceito inovador. Todas as competições serão realizadas em um mesmo local, no Parque da Independência, o que promete ser o grande diferencial do evento, com grande envolvimento da população local. Da delegação brasileira, 96 atletas já participaram dos Jogos da Juventude, o evento promovido COB desde 2001para atletas-estudantes. Além dos mais experientes, o país terá 30 atletas com menos de 15 anos.

“Chama a atenção o número de atletas que vão ter a sua primeira experiência, seja em viajar para fora do país para competir, seja de participar de um evento multiesportivo ou de integrar uma Missão do COB. Temos uma equipe grande dentro do Comitê trabalhando para proporcionar uma experiência única, de excelência para todos os atletas que formarão o Time Brasil”, comentou Kenji.

Parque da Independência, em Rosário. Foto: Divulgação Rosario 2022.
Parque da Independência, em Rosário. Foto: Divulgação Rosario 2022.
Nos dias 25 e 26 de abril, um primeiro grupo formado por atletas de 12 modalidades se reunirá no Centro de Treinamento do COB, no Rio de Janeiro, para um evento de concentração, onde serão repassadas todas as informações sobre a competição, além de uma série de atividades para os atletas antes do embarque para a Argentina, no próprio dia 26. Antes disso, no dia 22, representantes do COB desembarcarão na cidade argentina para preparar a estrutura de apoio antes da chegada dos atletas.

“Os Jogos Sul-americanos da Juventude são uma porta de entrada. Por isso, buscamos sempre formas de trazer bastante informação para os atletas. O programa Partiu Rosário, por exemplo, é um evento de engajamento inicial, onde abordamos temas educativos, como preparação mental, protocolos de segurança porque ainda estamos em pandemia, manipulação de resultados, esporte seguro, dentre outros. Também estamos organizando o evento de concentração, onde levaremos informações sobre cultura olímpica, educação e prevenção ao doping, prevenção de lesões, entre outras”, completou.

O Partiu Rosário é a evolução de uma das ações realizadas para Cali, que foram um sucesso. “Sempre é muito incrível tudo que é proporcionado para gente. O hotel que a gente ficou em Cali parecia uma Vila. Os uniformes são incríveis sempre. Lá em Cali eu estava muito cansada, fiz massagem e fisio e consegui me recuperar. Tinha sala de musculação que eu pude aproveitar porque, ao mesmo tempo que competia, também treinava. Teve os cursos antirracista, o contra assédio e abuso, o da WADA. Que todos os integrantes da Missão do Time Brasil tem que fazer e eu aprendi muito. Além da comida, claro, que, para gente que tá competindo, faz muita diferença”, disse Stephanie, um dos principais nomes da delegação ao lado de Stephan Steverink (natação), Giulia Takahashi (tênis de mesa), Virgínia Fortes Águas (skate) e Andreza Lima (ginástica artística), entre outros.

Em Rosário, o Brasil participará das seguintes modalidades: atletismo, badminton, basquete 3x3, boxe, ciclismo, escalada esportiva, esgrima, futsal, ginástica artística, handebol de praia, hóquei na grama, judô, karatê, levantamento de pesos, natação, patinação artística, patinação velocidade, rugby, skate street, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia e wrestling.

O primeiro dia de competição será o dia 28 de abril, quando acontecerão as eliminatórias de Ginástica Artística, Taekwondo, Tênis, Tênis de Mesa, Tiro com Arco e Vôlei de Praia e Natação, modalidade que entregará as primeiras medalhas dos Jogos.


VEJA A íNTEGRA DA COLETIVA DE IMPRENSA COM STEPHANIE BALDUCCINI E KENJI SAITO:



ÚLTIMAS NOTÍCIAS