Treino online da Ginástica Rítmica reune mil espectadores em sala virtual
Com presença de Paulo Wanderley, presidente do Comitê Olímpico do Brasil, as atletas demonstraram entrosamento e coreografia via web
O primeiro Treino Aberto ao Público da Seleção Brasileira de Conjunto de Ginástica Rítmica, promovida pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), esgotou a capacidade oferecida pelo aplicativo de reunião virtual. Na quinta-feira, dia 28 de maio, mais de mil pessoas acompanharam o treino, que contou com o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley, o presidente da Caixa Econômica Federal, patrocinador da CBG, Pedro Duarte Guimarães, e a presidente da CBG, Maria Luciene Cacho Resende entre os espectadores.
“Quero saudar a CBG, uma das pioneiras nessa modalidade de treino online. Reafirmo o carinho e a consideração pela presidente Luciene e desejo que nossas ginastas se concentrem como se estivessem em vias de competir nos Jogos Olímpicos”, disse o Paulo Wanderley pouco antes do início das atividades.
Ao logo das últimas nove semanas, a comissão técnica, comandada por Camila Ferezin, Coordenadora de Seleções de GR, tem se esforçado para que as atletas continuassem motivadas. Os treinos online ajudaram nesse processo e, no último domingo, surgiu a ideia de convocar o público para assistir. Antes do início da atividade, mais de 300 pessoas já aguardavam na sala de espera virtual.
+ Seleção de ginástica rítmica treina em conjunto usando internet
“A palavra que melhor exprime o que sentimos após o treino é gratidão. A gente sabe que treinar em casa não é tão legal. Não temos nossas companheiras ao lado para conversar, é diferente. Mas essa atividade foi especial. Comentamos entre nós que estávamos sentindo aquele friozinho na barriga que antecede as competições, e o que sinto agora é que todas nós continuamos com o mesmo objetivo, o mesmo sonho. A adrenalina que sentimos foi real. Caprichamos na nossa apresentação”, disse a capitã da equipe, Deborah Medrado.
O público acompanhou o treino físico, passando por alongamentos, flexibilidade, ballet, elementos corporais, manejo de maças, séries com bolas e mistas. A apresentação da coreografia coroou a atividade. Sem os collants de competição, que ficaram no Centro de Treinamento de Ginástica Rítmica, em Aracaju, as ginastas se paramentaram com meias coloridas, perucas e qualquer adorno disponível, como óculos com aros olímpicos.
Feliz com a apresentação, Camila Ferezin aprovou a qualidade exibida pela Seleção Brasileira de Conjunto e está otimista quanto ao futuro. “Não estamos perdendo tempo. As meninas estão treinadas e motivadas. Ao longo destas nove semanas, tivemos atividades comandadas por Elena Bubentsova, de Belarus, aulas da Escola Bolshoi, atividades com treinadores de outras modalidades, como a ginástica aeróbica, além de tutoriais de maquiagem e de coque”, lista a treinadora que espera ter inspirado o público a acompanhar de perto o trabalho da CBG.