Levantamento de Pesos
HISTÓRIA
Não é de hoje que há um fascínio em torno do esporte, que está no programa dos Jogos Olímpicos desde a inauguração das competições da Era Moderna, em Atenas 1896, com exceção de Paris 1900, Londres 1908 e Estocolmo 1912. Os homens primitivos já utilizam o levantamento de peso como demonstração de poder, vigor e energia física, mas foi na Antiguidade, em torno do ano 1000 a.C., na Grécia, no Egito e na China que a atividade apareceu como esporte.
Na Grécia Antiga, o levantamento de peso figurava entre as mais importantes e completas ferramentas para o treinamento de atletas que praticavam outras modalidades, como o atletismo e a natação. Os soldados que serviam no tempo da dinastia Zhou, a mais longeva e uma das primeiras da China, só eram admitidos mediante aprovação no teste de levantamento de peso.
conheça a modalidade
CURIOSIDADES
1 de 4
Na Idade Média, o esporte tornou-se muito popular em diversos países europeus. No século XVIII, na França e na Alemanha, bem como nas nações escandinavas, já havia halterofilistas de destaque. Só no final dos anos 1800, quando surgiram simultaneamente na França e na Áustria entidades que formalizaram as regras do esporte, foi possível contar com as vantagens da padronização das normas e dos equipamentos de competição.
O levantamento de peso passou por várias transformações ao longo da história. A trajetória olímpica do esporte é recheada de frequentes variações que ocorreram, pelo menos até a década de 1970, com o objetivo de torná-lo mais atraente e regulado, além de afastá-lo da ameaça do doping.