Logo
Jogos da Juventude

Basquete conhece finalistas da primeira divisão dos Jogos da Juventude Ribeirão Preto 2023

Aguardadas finais deste sábado terão São Paulo x Paraná, no feminino, e Rio de Janeiro x Santa Catarina, na chave masculina

Por Comitê Olímpico do Brasil

15 de set, 2023 às 17:32 | 2 min de leitura

Compartilhe via:

Com partidas empolgantes e muito apoio das arquibancadas, os Jogos da Juventude Ribeirão Preto 2023 conheceram nesta sexta-feira (15) os finalistas da primeira divisão do basquete. Na chave feminina, São Paulo e Paraná decidirão a medalha de ouro, no sábado (16), às 15h30, no Ginásio do Sesi-SP. Já na masculina, Rio de Janeiro e Santa Catarina duelarão pelo topo do pódio, no mesmo local, a partir das 17h. Ambos terão transmissão ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil e o canal do Time Brasil no Youtube.

O resultado que chamou mais a atenção nas semis foi entre paulistas e pernambucanas. Com grande atuação da equipe que tem como base o time juvenil de Itatiba, São Paulo demonstrou uma transição rápida e um vistoso aproveitamento dos arremessos para obter um placar de 83 a 36 e chegar forte na final.

Em disputado clássico do Sul do Brasil, Paraná teve mais dificuldade para superar Santa Catarina por 56 a 53. Nos momentos derradeiros, as paranaenses tiveram maior organização tática em quadra e contaram com boa atuação de um dos grandes destaques do basquete nos Jogos, a ala Isabela Mileo, atleta da seleção brasileira sub-16.

"Nossa semifinal foi mais tranquila, porque demos o nosso melhor e acertamos bastante. Mas conheço as meninas do Paraná e sei que não vamos ter uma final fácil. Todo mundo quer ganhar de São Paulo", disse a pivô Giovana Vitória, de 16 anos.



Jogadoras de São Paulo celebram vaga na decisão do basquete - Foto: Beto Noval/COB

No embate que abriu as semifinais masculinas, Santa Catarina e Minas Gerais brigaram por cada bola e concentraram suas ações nos garrafões na primeira metade. Mais quentes nos duelos de um contra um, os catarinenses cresceram nos dois últimos quartos com bons arremessadores, abriram vantagem e levaram a melhor por 81 a 60.

O duelo que fechou a sexta-feira, já de noite, foi um jogão. O que se viu foi um grande equilíbrio nos três primeiros quartos e muita entrega dos jogadores de Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. No período decisivo, os cariocas acabaram se impondo fisicamente diante dos aguerridos adversários. Mais inteiro e com maior número de rebotes, o Rio encontrou a fórmula para vencer o jogo por 79 a 70.

"Sabemos que será um jogo duro contra o Rio. Mas mostramos que também temos força e vamos para cima com união e muita vontade. É defender bem e ter um aproveitamento melhor no ataque", comentou o pivô catarinense Juliano Nascimento.

Paraná e Pernambuco disputarão a medalha de bronze da chave feminina, às 15h30, no Ginásio Cava do Bosque. Já o terceiro lugar masculino sairá do confronto entre Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, marcado para 17h, também no Cava.

Basquete nos Jogos da Juventude

O basquete nos Jogos da Juventude é dividido em três divisões, onde as seleções estaduais jogam entre si nos grupos. As melhores avançam para as semifinais. As melhores das segunda e terceira divisões são promovidas, enquanto as piores na primeira e segunda divisões, descem. As medalhas são restritas à primeira divisão. As partidas da modalidade foram realizadas em quatro locais: Cava do Bosque, Colégio SEB, SESI e Ginásio Esportivo de Brodowski (SP). Neste sábado (16) acontecem as finais e as disputas das melhores de bronze de todas as divisões, além de jogos definindo entre a quinta e oitava colocações.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS