Logo
Jogos da Juventude

Canal de denúncia do COB fortalece transparência e ética nos Jogos da Juventude

Centro de Convenções Taiwan, onde fica a área de convivência dos atletas, conta com QR Codes de acesso à ferramenta para construção de um ambiente seguro no esporte

Por Comitê Olímpico do Brasil

14 de set, 2023 às 07:04 | 4 min de leitura

Compartilhe via:

O canal de denúncia do Comitê Olímpico do Brasil está à disposição dos atletas durante os Jogos da Juventude Ribeirão Preto 2023 na busca pela promoção de um esporte seguro. Quem frequenta o Centro de Convenções Taiwan, onde fica localizada a área de convivência das delegações, se depara com sinalizações sobre o mecanismo que visa promover a transparência e a ética no ambiente de trabalho e no Movimento Olímpico.

Foram disponibilizados na entrada do Centro de Convivências e nos banheiros dos espaços Safira e Esmeralda dois QR Codes: um que direciona para o site e o outro para o WhatsApp do canal de denúncia do COB. 


O canal é um portal seguro e independente para registro de informações de violações do Código de Conduta Ética do COB, de políticas e regras antidopagem, de orientações quanto à combinação de resultados, de políticas de abuso e assédio moral e sexual, da política antirracismo e demais tipos de violência, entre outros temas, além de dúvidas e sugestões.

"O canal de denúncia está à disposição dos atletas nos Jogos da Juventude, em mais uma demonstração do compromisso do COB com a ética e transparência, com o intuito de fortalecer uma cultura de prevenção e proteção dentro do Movimento Olímpico. Garantimos o anonimato e a segurança da identidade do denunciante. É um canal relevante para a construção de um ambiente seguro no esporte, livre de qualquer tipo de assédio ou abuso", explica Daniel Santiago, coordenador geral dos Juventude Ribeirão Preto 2023.


Sobre os Jogos

Evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil, os Jogos da Juventude oferecem suporte para as modalidades olímpicas através de ações em prol da formação de atletas jovens e profissionais do esporte. Desde 2000 os Jogos reúnem anualmente mais de 4.000 atletas com até 17 anos de todo o país. Mais de 2 milhões de jovens das 27 unidades federativas (26 estados e o Distrito Federal) participam das etapas classificatórias.

Grandes nomes do esporte brasileiro passaram pelos Jogos da Juventude, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô; os mesatenistas Hugo Calderano e Bruna Takahashi; Darlan Romani, Paulo André e Rosângela Santos, todos do atletismo; os armadores Raulzinho e Tainá Paixão, do basquete; a nadadora Etiene Medeiros; e Haniel Langaro e Tamires Morena, do handebol.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS