Logo

Presidente Lula recebe medalhistas de Paris 2024 em Brasília

Encontro, realizado no Palácio do Planalto, reuniu nomes como Beatriz Souza, ouro no judô, e o presidente do COB, Paulo Wanderley, nesta segunda-feira

Por Comitê Olímpico do Brasil

26 de ago, 2024 às 18:32 | 4 minutos de leitura

Compartilhe via:

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu em Brasília, na tarde desta segunda-feira, atletas que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Entre eles, os medalhistas Beatriz Souza, Willian Lima, Ketleyn Quadros e Rafael Silva, do judô; Caio Bonfim, da marcha atlética; Augusto Akio, do skate; Edival Pontes, o Netinho, do taekwondo; e Tainara, do vôlei. A cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, também contou com a participação do presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley, e do Ministro do Esporte, André Fufuca, além de dirigentes de confederações.

No evento, foi celebrada a participação do Time Brasil em Paris, com 20 medalhas (3 ouros, 7 pratas e 10 bronzes). Além disso, Lula ressaltou a força das mulheres nos Jogos e falou da importância do investimento no esporte desde a escola.

“Eu quero ajudar. Ajudar para que esse país seja forte e grande. Por isso, tenho a meta de incentivar os milhões de meninos e meninas que estão na escola”, disse Lula.

Em seu discurso, Paulo Wanderley, presidente do COB, agradeceu a atuação do Governo Federal no caminho até os bons resultados em Paris e na decisão de isentar de impostos a premiação de medalhistas.

“Agradecemos ao Governo Federal pela parceria e apoio incondicional ao esporte olímpico. Essa colaboração tem sido essencial para o desenvolvimento do esporte em nosso país e para o sucesso dos nossos atletas. O Comitê Olímpico do Brasil investiu R$ 4.620.000,00 em premiação aos medalhistas. Quero reforçar nosso agradecimento ao Presidente Lula, que editou Medida provisória na qual isenta a cobrança do Imposto de Renda dos valores recebidos pelos nossos atletas”, afirmou Paulo Wanderley.

O Ministro André Fufuca também falou da importância do papel de embaixadores que os atletas têm durante os Jogos.

“O dia de hoje é de grande alegria. Porque não recebemos apenas os guerreiros e atletas do nosso país. Recebemos os verdadeiros embaixadores da nação brasileira. A esses embaixadores que colocaram seus nomes à disposição, as minhas sinceras congratulações”, disse o ministro.

Presidente Lula recebe atletas em Brasília. Foto - Camila Dantas

Durante o evento, Augusto Akio, o Japinha, bronze nos Jogos, e Raicca Ventura fizeram uma demonstração de skate no Palácio do Planalto. Bia Souza, ouro no individual e bronze por equipes no judô, falou da importância da torcida brasileira na conquista das medalhas.

“É uma honra ter trazido essa medalha de ouro para o Brasil. É lindo ver a emoção. Fico muito feliz de poder passar um pouco do que eu senti para todos os brasileiros. Tenho certeza que todos se emocionaram comigo. Em nome de todos os atletas, quero agradecer a todos vocês”, disse a medalhista. 

Bronze no taekwondo, Edival Pontes, o Netinho, compartilhou sua experiência e exaltou o programa Bolsa Atleta.

"O sentimento é de gratidão, agradecer a esse programa, que no começo da minha carreira foi muito importante. Eu precisei muito mostrar o meu talento e eu não era tão bom de patrocínio, essas coisas, e o Bolsa Atleta me ajudou muito a conseguir viajar, ir bem nas competições e mostrar meu potencial. O sentimento é de gratidão mesmo, presidente, muito obrigado. E devo agradecer o Comitê Olímpico do Brasil também, acho que só a minha mãe pra me tratar melhor que o comitê."

Além dos medalhistas em Paris 2024, participaram do encontro os atletas olímpicos Philipe Chateubrian (tiro esportivo), Raicca Ventura (skate), Stephan Barcha (hipismo), Thalia Silva e Gabriela Lima (rugby), Natasha Ferreira (judô), Valdileia Martins (atletismo), Ygor Coelho (badminton), Abner Teixeira (boxe), Ana Sátila (canoagem), Arthur Nory (ginástica artística), Barbara Domingos (ginástica rítmica), Beatriz Tavares e Lucas Verthein (remo), Bruno Lobo e Marina Ardnt (vela), Giullia Penalber (wrestling), Laura Amaro (levantamento de peso) e Marcus D'Almeida (tiro com arco). Estiveram presentes também os presidentes das Confederações de Vôlei, Radamés Lattari; Taekwondo, Rivanaldo de Freitas; Judô, Silvio Acácio; Atletismo, Wlamir Campos; Skate, Eduardo Musa; Levantamento de Peso, Enrique Dias; Surfe, Flávio Padaratz; Tiro com Arco, João Luiz Araújo; Tiro Esportivo, Jodson Junior; Desportos Aquáticos, Luiz Fernando de Oliveira; Vela, Marco Aurélio de Sá; Boxe, Marcos Cândido; e Rugby, Martin Jacó.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS