Logo
Jogos da Juventude

COB e Governo da Paraíba assinam acordo de cooperação para os Jogos da Juventude 2024

Entre os dias 13 e 28 de novembro, João Pessoa receberá o evento multiesportivo promovido pelo COB há mais de 20 anos

Por Comitê Olímpico do Brasil

4 de mar, 2024 às 19:19 | 4 min de leitura

Compartilhe via:

A cidade de João Pessoa se prepara para receber mais uma edição dos Jogos da Juventude. Nesta segunda-feira, dia 4, o Presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley Teixeira, e o Governador da Paraíba, João Azevêdo, assinaram o acordo de cooperação com o objetivo de somar esforços para organização, promoção e realização do evento multiesportivo promovido pelo COB.  

A iniciativa, que aconteceu na Vila Olímpica Parahyba, também reuniu autoridades locais, como o vice-governador, Lucas Ribeiro; o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; o deputado federal Ranieri Paulino; o secretário de Esporte da Paraíba, Lindolfo Pires; o secretário Executivo de Esporte da Paraíba, Harlen Vilarim; além do diretor do COB e dos Jogos da Juventude, Kenji Saito.  

“Tendo João Pessoa como sede em 2024, cidade conhecida por sua cultura vibrante, belas praias e hospitalidade calorosa, os participantes podem esperar uma experiência inesquecível dentro e fora das competições. Será uma edição emocionante e promete ser uma grande celebração da juventude, que deixará um legado para a cidade e futuros desportistas. O Comitê Olímpico do Brasil não tem dúvidas de que a infraestrutura e instalações da capital paraibana estão preparadas para receber atletas, treinadores e torcida, garantindo o bom funcionamento e momentos memoráveis durante todo o evento”, afirmou Paulo Wanderley.

Paulo Wanderley fala sobre a importância dos Jogos da Juventude. Foto: Camila Dantas / COB
 

Após a exibição de um vídeo detalhando a última edição dos Jogos da Juventude, que aconteceram em Ribeirão Preto (SP), o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, e João Azevêdo, governador da Paraíba, destacaram a importância do evento para a cidade.

“Além de fomentar o esporte, esse evento irá movimentar a economia do estado em virtude de sua grande proporção. Serão mais de 30 mil reservas de hotel que acontecerão apenas no período. Então, para nós é uma alegria poder valorizar a prática esportiva, mas também garantir a atração de turistas e a geração de renda no estado”, disse o governador João Azevêdo. 

“É sempre bom ampliar a visão e buscar dimensionar a realidade do que isso representa para a cidade de João Pessoa, para o estado da Paraíba e para o Brasil. Este evento é fundamental para que haja uma integração do nosso país a fim de que desperte e reconheça cada vez mais a importância do esporte na vida das pessoas. Para muitos desses jovens é a descoberta e a oportunidade de seus talentos serem acompanhados mais de perto, com mais profissionalismo e a chance de criarem carreira”, reforçou o prefeito Cícero Lucena.  

A capital paraibana foi confirmada como sede dos Jogos da Juventude de 2024 no início deste ano e receberá um dos maiores eventos multiesportivos para jovens atletas do Brasil pela quinta vez. Durante toda esta semana, uma comitiva do COB seguirá com as vistorias às instalações esportivas, setor hoteleiro e infraestrutura da cidade.

“Os números traduzem por si só a grandiosidade deste evento. Tudo isso só foi possível porque João Pessoa tem todas as condições para sediar uma competição desse porte. A partir de hoje teremos várias reuniões para preparar a cidade para receber os Jogos da Juventude. Que venham os visitantes, que venham os atletas e que venham os integrantes do COB. Estaremos prontos para fazer uma grande edição”, completou o secretário de Esporte do Estado da Paraíba, Lindolfo Pires Neto.



Os Jogos da Juventude

Os Jogos da Juventude reúnem os melhores atletas de até 17 anos do Brasil, oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país para a disputa de 18 modalidades. São mais de 4 mil atletas participantes e, ao todo, mais de 6.000 pessoas envolvidas no evento, somando atletas, Comitê Organizador, voluntários, dirigentes, árbitros, treinadores, médicos, entre outros profissionais.

O evento multiesportivo é organizado pela área de Desenvolvimento Esportivo do COB e tem como objetivo oferecer suporte para as modalidades olímpicas por meio de ações que visam a formação de atletas jovens e profissionais do esporte. Em 2023, a cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo, recebeu os Jogos da Juventude, e trouxe pela primeira vez as disputas de triatlo, tiro com arco, águas abertas e esgrima. O atletismo também teve a estreia da marcha atlética, que se somou ao programa esportivo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS