Logo
Jogos da Juventude

COB e Unicamp oferecem vagas no curso de Ciências do Esporte para atletas dos Jogos da Juventude

Inscrições estarão abertas entre 1º dezembro e 10 de janeiro no programa Vagas Olímpicas da instituição de ensino

Por Comitê Olímpico do Brasil

29 de nov, 2023 às 06:00 | 4 min de leitura

Compartilhe via:

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) se uniram para promover uma iniciativa inédita em prol da capacitação do jovem atleta brasileiro. A partir da próxima sexta-feira, dia 1º, atletas medalhistas dos Jogos da Juventude poderão se candidatar a vagas para o curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp. São duas vagas abertas e as inscrições podem ser feitas a partir da próxima sexta-feira, dia 1º, até o dia 10 de janeiro, através do site https://www.comvest.unicamp.br/. Para se candidatar a uma das vagas, o aluno deve ter cumprido todo o Ensino Médio. 

“Todos os atletas dos Jogos da Juventude estão na escola e muitos deles se preparando para o próximo desafio educacional que é o ingresso no ensino universitário. A oportunidade oferecida pela Unicamp valoriza o atleta que está nesse importante momento de transição”, declarou Kenji Saito, diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do COB.

A oportunidade se dá através do programa “Vagas Olímpicas” da Unicamp, que também oferece oportunidades para os destaques em outras Olimpíadas do Conhecimento. A cada ano um novo edital será divulgado com novas vagas para os desportistas da competição organizada pelo COB. 

A união do esporte e da educação neste projeto pioneiro visa promover oportunidades para que os atletas conciliem suas carreiras esportivas com o estudo acadêmico. 

“Já ouvimos relatos de atletas que tiveram que escolher entre os estudos e os treinos. A gente não quer uma escolha. Queremos que o esporte caminhe junto com a educação. Claro que em algum momento o atleta, principalmente em nível olímpico, vai priorizar os treinos, mas isso não impede que ele continue estudando. É um passo sutil, mas que mostra uma possibilidade de um futuro diferente da educação acompanhar o esporte não só na idade escolar, mas também no ensino universitário”, afirmou Leandro Mazzei, professor do curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp. 

Outro passo importante da Unicamp na valorização do esporte foi a recente criação de uma política esportiva dentro da instituição de ensino, que no futuro, também oferecerá vagas para alunos atletas. A Unicamp é uma universidade pública, portanto seus cursos são gratuitos, a partir dos acessos que os jovens participam (vestibular, Enem, etc.). Mas, para permanência adequada, a Unicamp possui diferentes tipos de apoio aos estudantes.

A parceria entre o COB e a Unicamp não se limita a esta ação. As instituições vêm trabalhando em conjunto em outras ações, como a cooperação técnica para a elaboração do Modelo de Desenvolvimento Esportivo do COB, documento que detalha de forma global todo o processo do atleta desde a formação até o pós-carreira, além da capacitação de treinadores. A parceria também atinge o Programa de Formação de Coach Developers em que profissionais das confederações estão sendo capacitados para estruturar, conduzir e avaliar ações formativas voltadas a treinadores/as. Este projeto inclui a realização de um estudo de doutorado que resultará em orientações para outras ações nesse sentido. O programa tem suporte da Solidariedade Olímpica.  

Todas as informações sobre o processo seletivo para as bolsas aos atletas dos Jogos da Juventude podem ser acessadas no edital https://www.comvest.unicamp.br/wp-content/uploads/2023/10/Edital-vagas-olimpicas_2024.pdf


ÚLTIMAS NOTÍCIAS