Logo
Jogos da Juventude

Definidos os finalistas da primeira divisão do Handebol nos Jogos da Juventude Ribeirão 2023

Pernambuco enfrenta o Rio de Janeiro, no feminino; São Paulo e Santa Catarina estão na disputa pelo ouro, no masculino  

Por Comitê Olímpico do Brasil

15 de set, 2023 às 17:08 | 2 min de leitura

Compartilhe via:

O handebol conheceu nesta sexta-feira, 15, os finalistas da primeira divisão dos Jogos da Juventude Ribeirão Preto 2023. Em partidas movimentadas, no Ginásio de Esportes Docão, no município de Sertãozinho (SP), Pernambuco e Rio de Janeiro venceram as semifinais, no feminino, enquanto São Paulo e Santa Catarina também garantiram a vitória e brigam pelo ouro, no masculino.

As seleções de Pernambuco e Santa Catarina foram as primeiras a entrarem em quadra. As pernambucanas mostraram entrosamento do início ao fim e garantiram a vitória pelo placar de 29 a 21. Raquel Ladeia foi um dos destaques da partida. Ela é de Goiás, mas se mudou com a família para Recife (PE) em busca dos sonhos. 

“Meus pais largaram o sonho deles em Goiás para viver o meu, que é o esporte. Vimos essa seletiva para fazer parte de um time de handebol em Pernambuco, treinado pelo atual técnico da seleção brasileira, o Cristiano, então não pensamos duas vezes. Já participei dos Jogos da Juventude em outras oportunidades, então estou muito feliz de ir para final. Isso faz tudo valer a pena”, disse Raquel. 

Raquel Ladeia representa Pernambuco nos Jogos da Juventude - Foto: Washington Alves / COB

A partida seguinte foi mais acirrada. O Rio de Janeiro venceu a seleção de São Paulo na prorrogação por 26 a 24. As meninas do Centro Educacional Suzano Costa, em Guaratiba (RJ), começaram à frente, mas no segundo tempo as jogadoras do Colégio Amorim (SP) encostaram no placar. O Rio de Janeiro, então, reagiu nos minutos finais e agora vai brigar pelo ouro. 

“Erramos bastante, quase perdemos a partida. Mas conseguimos nos superar durante o jogo e garantimos a vitória. Vamos analisar o que fizemos de errado e consertar para amanhã ir para cima”, afirmou Carolina Vitória.

No masculino as primeiras equipes que disputaram as semifinais foram São Paulo e Piauí. O time paulista, atual campeão dos Jogos da Juventude, confirmou o favoritismo e venceu por 24 a 20.

“Foi muito importante essa vitória, porque estávamos vindo de um jogo muito ruim que abalou nosso time e essa conquista ajudou a voltar com a energia de todo mundo. Agora vamos em busca do bicampeonato”, falou Nicholas Gomes.  

Para fechar as semifinais, Santa Catarina venceu o Rio de Janeiro pelo placar de 26 a 22. Ao final da partida, o técnico Martinho Mrutskoski foi às lágrimas.

“Trabalho com crianças de periferias nas escolinhas, quando começam desde muito novos, e acompanho a evolução até a faculdade. O esporte dá essa condição para que eles tenham uma vida melhor, sejam alguém no futuro e tenham uma profissão. Essa vitória é a concretização do nosso trabalho. Sou muito grato ao COB por esse grande evento”. 

Seleção de Santa Catarina na semifinal da 1ª divisão dos Jogos da Juventude - Foto: Washington Alves / COB

Segunda divisão do handebol

À tarde foi a vez das equipes que disputam a segunda divisão do handebol nos Jogos da Juventude entrarem em quadra. No masculino, Pernambuco venceu o Mato Grosso do Sul, por 23x20, e vai enfrentar o Espírito Santo, que conquistou a vitória com folga diante do Pará, pelo placar de 25 a 18. Com os resultados, as equipes estão na final e com o acesso garantido à primeira divisão dos Jogos da Juventude. 

“A partida foi bastante competitiva. Começamos o jogo bastante desligados, a equipe do Mato Grosso do Sul veio fortemente preparada. Garanto que eles treinaram tanto quanto a gente para essa competição, mas graças a Deus, com o apoio do nosso técnico, a união do nosso grupo, conseguimos nos ajustar dentro da partida e virar o placar. Agradeço ao COB por proporcionar essa competição incrível e a equipe do Mato Grosso do Sul”, compartilhou o jogador de Pernambuco, Matheus Silveira.

“Foi uma sensação única essa vitória. O jogo foi pegado até o final, mas conseguimos um resultado melhor do que o deles. Amanhã vamos entrar com tudo dentro de quadra, mostrar o que a gente sabe, pois treinamos muito para isso e vamos levar o ouro”, finalizou Pedro Barcelos, do Espírito Santo. 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS