Em parceria com o COB, Confederação Brasileira de Esgrima adere ao Programa Esporte Seguro para Organizações
Presidente Paulo Wanderley recebeu homenagem durante o evento
Com o objetivo de ajudar a tornar o esporte um lugar ainda mais seguro e ético, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) firmou mais uma parceria. Nesta quinta-feira, 21, a Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) aderiu ao Programa Esporte Seguro para Organizações e se junta a outras 15 instituições que também selaram acordo com a entidade. O evento, realizado na sede da CBE, no Rio de Janeiro, contou com a presença do presidente do COB, Paulo Wanderley; do presidente da CBE, Ricardo Machado; e do diretor-geral do COB, Rogério Sampaio.
“A iniciativa da Confederação Brasileira de Esgrima de aderir ao Programa Esporte Seguro é importante para o COB, porque são através dos exemplos que conseguimos evoluir. Acreditamos, desta forma, que outras entidades possam firmar essa parceria e juntos daremos mais um passo no enfrentamento ao assédio, ao abuso e ao racismo no esporte”, disse Paulo Wanderley, presidente do COB.
“Este programa do Comitê Olímpico vem em um momento muito oportuno e por meio desta parceria vamos fazer com que a nossa comunidade esportiva também respire este ar de proteção ao atleta e a todos os envolvidos neste universo. É necessário que todos tomem conhecimento deste tema para lutar por um ambiento mais seguro e saudável”, afirmou Ricardo machado, presidente da CBE.
O Programa Esporte Seguro para Organizações foi lançado em setembro de 2021, e busca contribuir para uma cultura de prevenção, reconhecimento, enfrentamento e adoção de boas práticas no ambiente esportivo, por meio da parceria com diferentes organizações.
Neste sentido, o COB tem realizado nos últimos anos diversas ações para a promoção do Esporte Seguro, como a criação de um canal de denúncias, campanhas e atividades educativas nos eventos realizados pela entidade, além de cursos on-line e gratuitos sobre o tema.
“Esta é uma ação de prevenção, formação e educação. Será extremamente importante para todos da Confederação terem acesso a esse tipo de conteúdo. São cursos que ficam marcados para vida e esperamos que esse movimento, cujo objetivo é enfrentar qualquer tipo de violência na prática esportiva, cresça ainda mais”, reforçou o campeão olímpico de judô e diretor-geral do COB, Rogério Sampaio.
Durante o evento, o presidente Paulo Wanderley recebeu das mãos do presidente da Confederação Brasileira de Esgrima, Ricardo Machado, uma homenagem pela parceria entre as entidades, além de uma medalha em comemoração aos 95 anos da CBE.
"Temos uma parceria natural com o COB, mas especialmente com a atual gestão nos afinamos bastante. Estamos unidos na forma de enxergar a evolução do esporte olímpico com transparência e modernidade, o que reflete nessa parceria alinhada entre as entidades”, compartilhou Ricardo Machado.
“O COB entende que não é possível termos resultados sem o apoio das Confederações. Fico muito feliz com este reconhecimento, na certeza de continuar desenvolvendo projetos e apoiando não só a esgrima, como também as demais modalidades e o esporte olímpico brasileiro”, concluiu Paulo Wanderley.
Instituições parceiras do COB no Programa Esporte Seguro para Organizações:
Confederação Brasileira de Atletismo
Confederação Brasileira de Desportos na Neve
Confederação Brasileira de Esgrima
Confederação Brasileira de Ginástica
Confederação Brasileira de Golfe
Confederação Brasileira de Judô
Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno
Confederação Brasileira de Rugby
Confederação Brasileira de Wrestling
Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro
Fundação Pró-Esporte de Santos
Globo Comunicação e Participações S.A
Instituto Reação
Associação Brasileira de Árbitros de Atletismo