Logo
Time Brasil

Resultados Time Brasil: vagas olímpicas no remo e esgrima marcam fim de semana esportivo do país

Beatriz Tavares e Lucas Verthein, no single skiff, e Guilherme Toldo, do florete, estão garantidos em Paris 2024

Por Comitê Olímpico do Brasil

18 de mar, 2024 às 09:00 | 6 min de leitura

Compartilhe via:

O Time Brasil somou mais três vagas confirmadas para os Jogos Olímpicos Paris 2024. Beatriz Tavares e Lucas Verthein foram os campeões do single skiff do Pré-olímpico de remo, no Rio de Janeiro, e carimbaram passaporte para a França.

Quem também se garantiu nos quartos Jogos Olímpicos de sua carreira foi o atleta de esgrima Guilherme Toldo. A vaga veio no Grand Prix de Washington (USA), último torneio contando pontos no florete masculino para o ranking olímpico.

Atualmente, o Brasil tem 169 vagas garantidas em Paris 2024. 

O fim de semana esportivo também teve destaque para o Brasil na canoagem slalom e surfe.


BIA E LUCAS VENCEM NO SINGLE SKIFF DO PRÉ-OLÍMPICA E ESTÃO EM PARIS

O remo brasileiro terá dois representantes nos Jogos Olímpicos Paris 2024. No sábado, 16, Beatriz Tavares e Lucas Verthein venceram as provas de Single Skiff no Pré-olímpico das Américas, realizado no Rio de Janeiro, e garantiram presença no maior evento multiesportivo do mundo.

Beatriz Tavares não deu chances para sua principal adversária: Kenia Lechuga, do México, ouro nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023. A atleta do Botafogo já largou na frente, imprimiu um ritmo forte ao longo de toda a prova e manteve a posição até o fim, completando o percurso de 2 mil metros com o tempo de 8:13.54, dois segundos mais rápida que Lechuga, segunda colocada.

Na prova masculina, Lucas Verthein, que se sagrou campeão com um tempo de 07:24.52, seis segundos melhor do que o uruguaio Bruno Berriolo. Após o 12º lugar em Tóquio 2020, o remador brasileiro quer melhorar ainda mais seu resultado na França.

Crédito: Satiro Sodré/CBR

Nas outras finais do dia, ambas na categoria Double Skiff Peso Leve, Isabelle Falck (Flamengo) e Manu Abreu (Botafogo) terminaram na quarta posição, na regata vencida pela dupla da Argentina, enquanto Evaldo Becker (Flamengo) e Piedro Tuchtenhagen (Grêmio Náutico União) chegaram em terceiro na prova que teve os chilenos como vitoriosos.


GUILHERME TOLDO SE CLASSIFICA PARA QUARTOS JOGOS OLÍMPICOS

O brasileiro Guilherme Toldo vai disputar os Jogos Olímpicos pela quarta vez em sua carreira. A confirmação da vaga em Paris 2024 veio neste domingo (17), após a eliminação do seu último concorrente do Grand Prix de Washington (USA), último torneio contando pontos no florete masculino para o ranking olímpico.

Toldo encerrou sua participação no quadro de 64, ao cair para o norte-americano Nick Itkin, número 5 do mundo, por 15 a 5. O chileno Leopoldo Alarcon era o último latino-americano que poderia tirar a vaga do brasileiro, pois somava 20,875 pontos no ranking olímpico. Mas também caiu na mesma fase, para o francês Alexandre Sido, por 15 a 10.

Guilherme Toldo participou de Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020. 


CANOAGEM SLALOM DO BRASIL DOMINA PAN-AMERICANO, EM DEODORO

O Brasil brilhou no Campeonato Pan-Americano de canoagem slalom, disputado no Parque Radical de Deodoro (RJ). No domingo, 17, Ana Sátila e Pepê Gonçalves foram os campeões das provas de caiaque cross. No feminino, o pódio 100% verde e amarelo. Omira Estácia levou a prata, e Beatriz da Motta o bronze. Murillo Sorgetz ficou em terceiro na disputa masculina. 

Além das medalhas conquistadas neste domingo, o Brasil já tinha chegado ao pódio em outros dias. Na sexta, Ana Sátila conquistou o ouro na canoa (C1) e o bronze no caiaque (K1). Pepê Gonçalves venceu a prova do K1, e Kauã da Silva levou a melhor no C1.

O campeonato foi especial para Pepê, que garantiu ainda a vaga olímpica para o Brasil no K1. 


MEDINA E TATI FICAM NAS SEMIS EM PENICHE

Gabriel Medina e Tati Weston-Webb fizeram grandes campanhas na etapa de Peniche, Portugal, do Circuito Mundial de Surfe. Os dois foram os destaques brasileiros da competição, parando apenas nas semifinais. 

No sábado, último dia de disputas, Medina foi derrotado por Griffin Colapinto, que acabou sagrando-se campeão da etapa. O americano venceu por 15.50 a 14.94, deixando Gabriel com a terceira colocação. Na decisão, Griffin bateu o australiano Ethan Ewing por 17.94 a 11.13.

No feminino, Tati Weston-Webb foi superada pela australiana Tyler Whright pelo placar de 13.36 a 11.30 pontos. 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS