Logo
COB

Academia Brasileira de Treinadores recebe consagrado técnico americano para estágio internacional de levantamento de peso

Mike Gattone esteve no Rio de Janeiro para troca de experiências com os cerca de 15 profissionais do curso

Por Comitê Olímpico do Brasil

26 de ago, 2022 às 13:01 | 6 min de leitura

Compartilhe via:

O Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), departamento de educação do COB, realizou nesta semana, entre os dias 22 e 26 de agosto, o Estágio Internacional de Levantamento de Pesos do Curso de Esporte de Alto Rendimento (CEAR), que faz parte do cronograma de atividades da Academia Brasileira de Treinadores (ABT). Cerca de 15 técnicos profissionais da modalidade trocaram experiências práticas e teóricas com o americano Mike Gattone. 

Mike é atualmente o diretor sênior de performance esportiva e de formação educacional de treinadores da Confederação Americana de Levantamento de Pesos, além de ter sido treinador pessoal de Tara Nott, campeão olímpíca em Sidney 2000 na categoria até 48 kg.

O americano falou sobre a experiência que teve nos dias no Brasil e também da importância desse tipo de intercâmbio entre países para a evolução do esporte.

"Incrível, eu me senti como em uma reunião de família. Ao redor do mundo, as pessoas que amam esporte o suficiente para fazer disso suas profissões, são uma família. Nós temos os mesmos pensamentos e objetivos. Estou adorando estar aqui, é uma honra para mim, é incrível fazer isso", disse Mike. 

"Eu viajo muito, é incrível ver como você consegue se sentir confortável em qualquer lugar. O esporte nos une. Esse tipo de evento é fundamental para manter o mundo do esporte mais perto, mas também aprendendo. Falamos sobre experiências que tivemos nos Estados Unidos, que são parecidas com as que eles têm em seus trabalhos, suas academias. É muito importante nos ajudarmos e aprendermos juntos", completou. 



Durante os cinco dias de curso, os treinadores aprenderam e debateram sobre os vários detalhes do levantamento de peso que interferem na preparação e na performance dos atletas, tanto na parte teórica como na prática.

"A semana foi extremamente benéfica para o nosso trabalho, com essa troca de experiências. Poder falar sobre treinamento, desenvolvimento da modalidade, e como conseguir mais vitórias no levantamento de peso, é fantástico. Entender como eles estão melhorando o trabalho lá, para conseguir melhorar o trabalho aqui. É uma ferramenta importante para nós", disse Thiago Olveira, treinador da seleção brasileira e da Marinha, que elogiou a iniciativa do COB com o estágio de treinadores. 

"Essa grande oportunidade que o IOB e o COB vêm fornecendo aos treinadores é fantástica. Muitas vezes os treinadores não têm esse contato grande com o que é feito pelo mundo. Temos essa chance de crescer e ganhar medalhas internacionalmente. A troca com o Mike nesses dias foi fantástica. Todos agregaram muito conhecimento", completou. 

Um dos alunos foi Almiro Ferreira da Silva Junior. Ele foi um dos vencedores do Concurso Cultural CIEVO, realizado pelo COB, e ganhou como prêmio a possibilidade de participar do curso. 

O estágio internacional voltou neste ano, após dois anos parado por conta da pandemia do coronavírus. Desde então já foram realizadas várias etapas com outros esportes, como natação, badminton e boxe. 

A ABT é uma iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro para complementar a formação profissional de treinadores e treinadoras de alto rendimento e, desse modo, contribuir de forma relevante para a conquista de resultados positivos no esporte olímpico. 



ÚLTIMAS NOTÍCIAS