Logo
Time Brasil

Alice Padilha garante terceira vaga do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026

País garantiu representantes no esqui alpino masculino e feminino e no esqui cross-country masculino; Cerimônia de Abertura será no dia 06/02

Por Comitê Olímpico do Brasil

10 de fev, 2025 às 17:00 | 2 minutos de leitura

Compartilhe via:

Alice Padilha está classificada para Milão-Cortina 2026. Foto: Jonathan Nackstrand/IOC/ANOC

Alice Padilha está classificada para Milão-Cortina 2026. Foto: Jonathan Nackstrand/IOC/ANOC

Na semana passada, mais precisamente no dia 06/02, foi comemorado o marco de um ano para Milão-Cortina 2026. Nessa segunda, 10, o Brasil recebeu mais uma boa notícia: a conquista da terceira vaga do país nos próximos Jogos Olímpicos de Inverno. O país já havia conquistado uma vaga no esqui cross-country masculino graças ao desempenho de Manex Silva no Mundial Sub-23 da modalidade e outra, ainda extraoficial, no esqui alpino masculino por conta do desempenho, principalmente, de Lucas Pinheiro Braathen nas etapas da Copa do Mundo. 

Também no esqui alpino, a jovem Alice Padilha cumpriu, no último final de semana, os requisitos mínimos para que o Brasil garantisse uma vaga na Itália. Ela precisava de apenas um resultado abaixo dos 120 pontos FIS (Federação Internacional de Esqui) na prova de slalom. Com o 14º lugar e um tempo somado de 1min37s75 em uma prova de slalom de nível universitário em Berkshire East, nos Estados Unidos, ela garantiu 83.07 pontos FIS. Na média das provas disputadas na temporada – a partir de julho de 2024, ela também está abaixo dos 120 pontos, o que a credencia à vaga. Ela também pode buscar a vaga no slalom gigante, outra prova que disputa regularmente, e só precisa de três resultados abaixo dos 120 pontos FIS. 

Alice Padilha, de 17 anos, pode ser considerada a principal revelação do país no esqui alpino feminino nos últimos anos. Ela começou a esquiar aos seis anos em um pequeno clube em Connecticut, no Estados Unidos, junto com os irmãos, e estreou na categoria adulta apenas na temporada 23/24 e se classificou para os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Gangwon 2024. Ela nasceu no Rio de Janeiro, em 22 de junho de 2007, e atualmente vive na cidade de Killington, em Vermont, nos Estados Unidos. A principal inspiração é Lindsey Vonn, campeã olímpica em Vancouver 2010 e dona de quatro títulos gerais em Copas do Mundo. 

Com a classificação obtida por Alice Padilha para o país – a Confederação Brasileira de Desportos na Neve irá definir os convocados ao final do período de classificação no começo de 2026 -, o Brasil voltará a ter uma mulher competindo na modalidade depois de estar ausente nas últimas duas edições. Maya Harrison foi a representante do Brasil em Sochi 2014, na Rússia (e também esteve em Vancouver 2010). As outras brasileiras que estiveram nos Jogos Olímpicos de Inverno no esqui alpino são Evelyn Schuler (Albertville 1992) e Mirella Arnold (Salt Lake 2002 e Turim 2006). 

O esqui alpino é a única modalidade em que o Brasil esteve representado em todos os Jogos Olímpicos desde que estreou na competição em Albertville 1992. A expectativa é que o Brasil tenha de 15 a 20 atletas em até 8 modalidades nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS