Logo

Ano começa com oito brasileiros em Grand Slam, Mundiais e bronze em Copa do Mundo

Nicole Silveira ganhou bronze no skeleton na Suíça, enquanto João Fonseca vem encantando o mundo na Austrália e chega a seu primeiro Grand Slam

Por Comitê Olímpico do Brasil

10 de jan, 2025 às 10:03 | 5 minutos de leitura

Compartilhe via:

Thiago Monteiro e João Fonseca (Reprodução/Instagram)

Reprodução/Instagram

O ano do esporte olímpico brasileiro começou com tudo. Em 10 dias, o país já faturou uma medalha em Copa do Mundo, ganhou um título no tênis e ampliou de seis para oito o número de atletas que vão disputar o primeiro Grand Slam do ano no tênis, o Aberto da Austrália, que começa no sábado (11).

 

 

SKELETON

Nesta sexta, Nicole Silveira ganhou o segundo bronze da carreira dela – e o segundo da história do Brasil nos esportes no gelo – na etapa de St Moritz (Suíça) da Copa do Mundo de Skeleton.

A brasileira foi a segunda mais rápida na primeira descida, a quarta na segunda etapa, e fechou em terceiro lugar, com o bronze, logo atrás da noiva e companheira da equipe Brasil-Bélgica, Kim Meylemans. Janine Flock, da Áustria, líder do ranking, ficou com o ouro.

Na classificação geral da temporada, a brasileira é nona colocada, mesmo não tendo participado de uma etapa. Em seis participações, ela teve cinco top8.

TÊNIS

Na Austrália, o Brasil vai conhecendo melhor um novo ídolo. João Fonseca chegou a 13 vitórias seguidas, das quais sete só este ano. Além do título do Challenger de Camberra, no fim de semana passado, o garoto de 18 anos furou o qualyfing do Aberto da Austrália.

Foram três vitórias por 2 sets a 0, que o levaram para seu primeiro Grand Slam. A estreia, porém, será dura, entre domingo (12) e segunda (13), contra Andrey Rublev, russo que é o número 9 do ranking mundial.

Thiago Monteiro também furou o qualifying e se juntou ao xará Thiago Wild na chave principal. Eles estreiam, respectivamente, contra Kei Nishikori (Japão) e Fabian Marozsan (Hungria). No feminino, Beatriz Haddad Maia encara Julia Riera (Argentina). 

Em duplas as chaves ainda não foram divulgadas, mas o Brasil deverá ter Rafael Matos e Marcelo Melo juntos, Orlando Luz, Bia Haddad, Luisa Stefani e Ingrid Martins com parcerias estrangeiras. Nesta sexta, em duplas, Bia ficou com o vice-campeonato do WTA de Adelaide. 

ESQUI ALPINO
 

 

No sábado (11) e no domingo (12) acontecem duas etapas da Copa do Mundo de Esqui Alpino em Adelboden, na Suíça. A primeira, no slalom. A segunda, no slalom gigante.

O Brasil conta com Lucas Pinheiro, que é o quinto colocado do ranking geral da temporada da Copa do Mundo. Ele é oitavo no slalom, especificamente, e sexto no slalom gigante.

SURFE
 

Começa no domingo (12) o primeiro Mundial Junior de Surfe da WSL, que tem formato semelhante a uma etapa de WSL profissional. O Brasil conta inclusive com uma atleta olímpica na disputa, Luana Silva, de 20 anos. A delegação tem também uma irmã de medalhista olímpico: Sophia Medina. 

O time é completado por Laura Raupp, Ryan Kainalo, Cauet Frazão, Leo Casal e Heitor Mueller. A primeira chamada em Urbiztondo Beach (Filipinas) é a partir da noite de domingo pelo horário brasileiro.

HANDEBOL
 

Já o Mundial de Handebol Masculino, o primeiro grande Mundial adulto do calendário de 2025, começa na terça-feira em cidades da Croácia, da Noruega e da Dinamarca. O Brasil faz seu primeiro jogo na quarta (15), quando encara a potência Noruega, dona da casa, em Oslo. Depois, a cada dois dias, enfrenta Portugal e EUA. 

Os três primeiros avançam e os resultados da primeira fase são levados para a segunda, quando os times do Grupo E se juntam aos do Grupo F: Suécia, Espanha, Japão e Chile. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS