Área de Sustentabilidade do COB promove palestra sobre Coleta Seletiva com especialistas
Ação com colaboradores do Comitê trouxe visibilidade para o tema e tem objetivo de contribuir de forma mais concreta para a proteção do meio ambiente

Bruno Lorenzo/COB
Pote de marmita, embalagem de biscoito, guardanapo, caixas de isopor... Todo mundo já teve dúvidas sobre o que é ou não reciclável. Esses questionamentos fazem parte da rotina de muita gente. Mas o problema é que, além de dificultarem a separação correta, eles acabam gerando desperdício, contaminando materiais recicláveis e invisibilizando o trabalho dos catadores. E para ajudar a solucionar esse problema a Área de Sustentabilidade do Comitê Olímpico do Brasil (COB) promoveu dois encontros dos colaboradores com os especialistas Edison Sanromã, coordenador de Coleta Seletiva da Comlurb, e Márcia Regina, Presidente da Cooperativa Transformando e catadora há 18 anos.
“É fundamental compartilhar esse conhecimento e experiência com a sociedade, uma vez que a cooperativa já construiu uma reputação e possui a capacidade de influenciar positivamente”, disse Márcia.
“O objetivo foi demonstrar a simplicidade do processo e a importância do descarte adequado, mostrando que não se trata de algo complicado. Assim como aprendemos hábitos diários, a comunicação consistente sobre reciclagem pode conscientizar a população, nos aproximando das práticas adotadas em outros países”, completou.
Para Sanromã, o COB tem muito a contribuir com a coleta seletiva na cidade do Rio de Janeiro e com uma forma mais concreta de proteger o meio ambiente.
“Ao promover a conscientização sobre coleta seletiva entre seus colaboradores, o COB contribui para o desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro, do Brasil e para a elevação da consciência ambiental. Além disso, vejo positivamente a possibilidade de colaborar com cooperativas por meio dos resíduos coletados no comitê. Acredito que essa iniciativa é muito benéfica”.
A participação de mais de 200 colaboradores nas duas sessões – ainda haverá uma terceira, em outubro, para os que estão como staff do Time Brasil nos Jogos Pan-americanos Júnior Assunção 2025 – foi muito importante para que o COB dê mais este passo na direção da Sustentabilidade em suas ações.
“O esporte é uma importante ferramenta para disseminar a cultura da reciclagem e do cuidado com o meio ambiente e com o próximo”, completou Sanromã, ex-atleta de polo aquático.