Logo
Time Brasil

Atletas amadores brasileiros vão disputar “Maratona Para Todos” em Paris 2024

Iniciativa do Comitê Organizador Local vai possibilitar participação de atletas amadores em prova especial durante os Jogos Olímpicos

Por Comitê Olímpico do Brasil

14 de jul, 2024 às 10:00 | 3 minutos de leitura

Compartilhe via:

Pela primeira vez na história os Jogos Olímpicos vão realizar uma maratona com atleta amadores dentro do mesmo percurso dos atletas profissionais. Batizada de “Marathon Pour Tous”, Maratona Para Todos, a iniciativa do Comitê Organizador de Paris 2024 vai reunir dezenas de corredores do mundo todo para um evento especial durante os Jogos da França, no dia 10 de agosto. E o Brasil estará muito bem representado: cerca de 140 pessoas vão representar o país nesse momento histórico.

Ao todo, foram selecionadas 20.024 pessoas do mundo inteiro para participar do Maratona Para Todos, uma menção ao ano dos Jogos Olímpicos Paris 2024. A corrida terá igualdade de gênero entre homens e mulheres e serão 110 países representados em duas provas especiais, a maratona de 42 km e uma corrida de 10 km. A seleção dos atletas foi feita através de um aplicativo do celular. Para conquistar uma vaga, foram propostos diversos desafios. Quem os completasse, teria a chance de participar de um sorteio para correr no evento.

“Passei 2023 inteiro cumprindo desafios. Para mim parecia uma coisa meio surreal, achei que não ia dar certo. Quando eu recebi o e-mail, em janeiro de 2024, eu nem acreditei” conta Matheus Velho, 29 anos e natural de União da Vitória – PR, um dos selecionados brasileiros para a prova.

Matheus relatou que a “ficha começou a cair” quando foi chamado para participar de um grupo no WhatsApp criado por César Condrati, 41 anos e natural de Curitiba-PR, que também foi sorteado para correr a Maratona.

“Eu entrei em contato com pessoas com amplo conhecimento em maratonas, perguntando se havia um grupo criado. Elas disseram que não. Então, em outubro do ano passado, eu criei o grupo com meia dúzia de pessoas para discutir sobre passagens aéreas, hospedagem, treinamento e troca de ideias gerais”, explicou César.

Atualmente, o grupo conta com mais de 120 brasileiros e as histórias são as mais diversas possíveis. Exemplo de Isabel Volpe, 51 anos e de Porto Alegre -RS, que teve problemas de saúde e encontrou na corrida um escape para melhorar a qualidade de vida.

“Fui proibida de correr várias vezes por problemas de saúde. Já tive câncer. Depois, tive câncer de novo. E eu disse, ‘eu vou é correr, o resto vai aparecer de qualquer maneira.’ E, dessa forma, eu estou ganhando de tudo. Quando as coisas começam a apertar, eu me desafio um pouco mais,” relatou Isabel.

Isabel está indo para a sua vigésima maratona. Já Alana Lasse, de 27 anos, natural de Curitiba-PR, está indo correr os seus primeiros 10km, formato também oferecido pela organização dos Jogos.

“Eu fui sorteada há 4 meses e eu corro há 4 meses. Eu não corria antes disso. Tenho obesidade mórbida, por isso, tem sido uma superação,” enfatizou Alana.

A largada das provas, tanto da maratona de 42km e da corrida de 10km, será na Prefeitura de Paris, conhecida como Hôtel de Ville. Depois, os corredores passarão por diversos pontos turísticos e monumentos históricos, retornando até a linha de chegada na Esplanade des Invalides.

A Maratona Olímpica tem por tradição ser a prova que encerra os Jogos Olímpicos e não será diferente em Paris. Mas, dessa vez, a noite do penúltimo dia dos Jogos, no dia 10 de agosto, vai estar um pouco mais brilhante. Como disse a paulista também selecionada para o evento, Cristiane Neli, 53 anos: “não podemos esquecer que Paris é a cidade luz. Tenho certeza de que vai ser uma noite iluminada”.

maratona para todos.webpGrupo de atletas brasileiros amadores vai disputar a "Maratona para Todos" em Paris 2024. (Foto: Reprodução)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS