Augusto Akio é medalha de prata para o Brasil no skate park em Santiago
No encerramento do skate no Pan, brasileiro conta com apoio da torcida para subir ao pódio

No encerramento do skate nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023, neste domingo (22), o Brasil conquistou mais uma medalha para a coleção. Augusto Akio, o “Japinha”, assegurou a prata no skate park após uma competição de alto nível na pista de skate do complexo esportivo do Estádio Nacional de Santiago. Com a medalha de Akio, o Brasil encerrou a participação no skate dos Jogos com cinco medalhas: dois ouros e três pratas.
Na disputa do skate park masculino, Augusto Akio estava se sentindo à vontade na pista. Ele fez malabarismo na apresentação dos skatistas e interagiu desde o aquecimento com a animação da torcida na arquibancada. Mas na primeira volta o brasileiro acabou errando uma manobra relativamente simples, logo no começo, e somou apenas 22.59 pontos.
Na segunda volta, Akio veio com uma linha mais consistente e explorou manobras tanto nas bordas quanto nos aéreos. Empurrado pela torcida, o brasileiro empilhou movimentos arriscados e acertou tudo para garantir a nota de 84.12 e ficar na segunda colocação, a apenas dois pontos do primeiro lugar, o americano Taylor Nye, que havia anotado 86.68 na primeira tentativa.
Na última volta, os três skatistas que ainda disputavam o ouro foram para o tudo ou nada. Começando pelo americano Nye, que tentou aumentar a dificuldade da sua prova, mas acabou sofrendo uma queda. Na sequência, o porto-riquenho Steven Pinero, que estava em terceiro lugar, arriscou bastante e fez uma boa volta, mas a nota de 83.24 não foi suficiente para ultrapassar Augusto Akio. Na vez do brasileiro, um show de aéreos e manobras difíceis que só pararam num desequilíbrio e posterior queda no último movimento. Nada que apagasse o brilho do Japinha, medalha de prata (84.12). Taylor Nye, dos Estados Unidos, ficou com o ouro (86.68) e Steven Pinero, de Porto Rico, foi bronze (83.24).
“Tive alguns momentos de euforia e desatenção que me tiraram de cima do skate no começo, quando eu errei. Conversei com a equipe e senti a energia do público, isso me tranquilizou. Entrei na segunda volta para apresentar um skate de qualidade e na terceira eu queria realmente fazer algo extraordinário. Essa medalha representa muito e vou continuar me preparando para evoluir enquanto skatista e pessoa”, ressaltou Akio.