Brasil avança para as semis do vôlei de praia em Santiago 2023 com André/George e Duda/Ana Patrícia
Nas quartas de final, duplas brasileiras venceram adversários do Peru, no feminino, e da Argentina, no masculino

O Brasil está nas semifinais do vôlei de praia com suas duas duplas, masculina e feminina. Em jogos com cenários distintos, Duda/Ana Patrícia e André/George venceram seus confrontos das quartas-de-final nesta quarta-feira (25) e vão brigar por medalhas nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023. Enquanto entre os homens o duelo foi decidido na emoção, com tie-break, as mulheres venceram com autoridade.
André e George bateram os irmãos argentinos Tomás e Nicolas Capogrosso por 2 sets a 1 (parciais de 21/17, 15/21 e 17/15) em uma disputa emocionante, com direito a reviravoltas, discussão e alívio brasileiro no final. Já Duda e Ana Patrícia derrotaram sem dificuldades as peruanas Claudia Gaona e Lisbeth Allcca por 2 sets a 0 (parciais de 21/12 e 21/09).
No jogo masculino, André e George começaram o primeiro set mais atentos e exploraram as ações em Tomás, adversário mais novo e menos experiente. O argentino sentiu a partida, sobretudo a imposição do bloqueio de André, que marcou cinco pontos neste fundamento. Os irmãos Capogrosso chegaram a esboçar uma reação para tentar encostar no placar, mas André e George controlaram o jogo e fecharam a primeira parcial em 21 a 17.
Os argentinos voltaram melhor para o segundo set, sobretudo com o próprio Tomás, que chamou a torcida local e inflamou o jogo. André e George apresentaram uma instabilidade e os irmãos argentinos chegaram a abrir oito pontos de vantagem (17 a 9). Os brasileiros até esboçaram uma reação com dois pontos seguidos, sendo um de bloqueio, para tentar encostar no placar, mas os argentinos aproveitaram a larga vantagem e empataram a partida ao fazer 21 a 15 no segundo set.
No tie-break, um jogo tenso e de alternâncias no placar. A dupla da Argentina chegou a ter dois match points (ponto que finaliza o jogo). Um deles, inclusive, num lance polêmico que rendeu bastante discussão. Em um ataque argentino, a bola bateu no bloqueio de André e foi para fora, mas a arbitragem marcou ponto para os brasileiros. André teve o fair play e acusou o toque. Na sequência, os brasileiros foram mais eficientes e fecharam a partida em 17 a 15 e 2 sets a 1.
“Acho que o importante é sair com a vitória, independente de qualquer coisa. Não fomos bem no segundo set, até discutimos, mas faz parte do jogo pois estamos sempre em busca da vitória. No final ainda teve a discussão com os argentinos, aquela bola duvidosa, mas o André teve fair play. O que a gente quer é avançar, um passo de cada vez, e vamos atrás dessa medalha”, pontuou George.
Duda e Ana Patrícia vencem com autoridade
Na partida feminina, Duda e Ana Patrícia começaram o jogo em ritmo acelerado diante das peruanas Gaona e Allcca. Explorando as limitações técnicas da equipe adversária, a dupla brasileira não encontrou dificuldades para abrir vantagem no placar, que chegou a ser de oito pontos logo no início do set. As brasileiras exploraram jogadas diversificadas, foram bem no ataque e na defesa e fecharam o primeiro set em 21 a 12.
O segundo set começou um pouco mais equilibrado. As peruanas melhoraram o volume de jogo e chegaram a passar a frente do placar no início. Mas, tranquilamente, Duda e Ana tiveram paciência para virar o jogo e ampliar a vantagem, dessa vez maior, de 11 pontos. As brasileiras, então, seguiram firmes para fechar a parcial em 21 a 9 e o jogo em 2 sets a 0.
“A gente está muito feliz, resultado muito importante. Primeiro Pan nosso e estamos brigando por essa medalha. Fizemos um jogo bom contra o Peru, imprimimos um ritmo bom, mantivemos o controle e garantimos nossa vaga na semifinal”, finalizou Ana Patrícia.